Medida Certa Obesidade na terceira idade: como tratar


Não é novidade para ninguém que a obesidade é um grave problema que atinge uma boa parcela da população mundial. Mas nem sempre ela está associada com uma dieta inadequada ou sedentarismo.

Depois dos 60 anos, por exemplo, há uma redução significativa da massa muscular e dos ossos, fazendo a gordura corporal aumentar. A redução das atividades físicas e a diminuição do ritmo metabólico também podem contribuir para isso. Mas como driblar a obesidade na terceira idade?
Aqui no Rosa Spa recebemos muitas pessoas dessa idade para tratamento. Esse artigo traz algumas dicas sobre o assunto que podem te ajudar a minimizar os problemas de saúde.

A questão genética

Por mais que a maioria das pessoas ganhe peso com o aumento da idade, é preciso tomar alguns cuidados para que a saúde do idoso não fique prejudicada. O aumento de peso após os 60 anos é absolutamente normal em cerca de 80% das pessoas.

Isso acontece porque o corpo começa a perder massa muscular, fazendo com o que o gasto energético seja reduzido. O resultado é a dificuldade de queimar calorias com atividades físicas e o indesejado ganho de peso.

A obesidade na terceira idade também pode estar ligada a fatores emocionais. Tristeza e melancolia podem levar o idoso a comer mais do que o necessário com o objetivo de suprir as carências provenientes do seu estado depressivo.

Como fugir da obesidade?

Se o ganho de peso é natural com o aumento da idade, os cuidados com a saúde e com o corpo não devem ser esquecidos, principalmente após os 60 anos. A obesidade traz de brinde doenças como pressão alta, diabetes, infarto do coração, derrame, problemas emocionais, entre outras.

São diversos fatores envolvidos para se combater a obesidade nessa fase. Veja as dicas abaixo para se ter mais saúde para viajar com a família e aproveitar o que a vida oferece de bom.

Exercícios físicos e dieta balanceada

Para combater a obesidade na terceira idade, ter uma dieta balanceada e fazer atividades físicas aeróbicas pelo menos 3 vezes na semana é praticamente uma obrigação para quem tem mais de 60 anos.

Consumir frutas, verduras e legumes, dar preferência a alimentos integrais, evitar carnes gordas, embutidos, álcool e cigarro já é um grande passo rumo ao combate do ganho de peso.

Deixar a preguiça de lado e fazer caminhadas diárias também ajuda e muito a ficar com boa saúde. Apenas 40 minutos de caminhada por dia já é suficiente para se ter mais disposição.

Acompanhamento médico e nutricional

Essa é outra boa dica para combater a obesidade na terceira idade. Fazer um check-up médico periódico é extremamente importante para saber como anda a saúde.

Consultar um médico cardiologista e um clínico geral já é suficiente para fazer uma avaliação do estado geral de saúde do paciente. Só esse profissional pode indicar qual o tipo de atividade física é a mais indicada para cada indivíduo. Alguns exames podem ser solicitados para uma avaliação mais precisa.

Um acompanhamento com um nutricionista também é fundamental nesse aspecto. Esse profissional, depois de avaliar o estado de saúde do paciente, vai indicar uma dieta baseada nas suas necessidades diárias.

Cada pessoa deve ser analisada separadamente e nem sempre a dieta que serve para um, necessariamente serve para outro. O nutricionista é o profissional mais indicado para isso e ele vai fazer uma dieta exclusiva para cada paciente, baseando-se no estado clínico do mesmo.

Por isso, o primeiro passo do nosso tratamento é avaliação médica e nutricional.

Acompanhamento com o profissional de educação física

Obesidade na terceira idade é coisa séria. Por isso, de nada adianta fazer atividades físicas de forma errada, pois isso pode prejudicar ainda mais ao invés de trazer benefícios. Nessa idade é importante ter um acompanhamento profissional na hora de realizar as atividades físicas, como o oferecido pelo Rosa Spa. Os médicos,educadores físicos e nutricionistas devem trabalhar juntos para a melhoria da saúde do idoso.

Esse profissional vai fazer um plano de exercícios físicos sempre de acordo com o peso, condição física e idade do paciente. Além disso, ele monitora o seu desempenho durante todo o cronograma de atividades para que os resultados sejam mais satisfatórios.

Acompanhamento psicológico e a interação social

Para evitar a obesidade na terceira idade, não se deve esquecer de fazer um acompanhamento psicológico. O lado emocional de quem sofre com essa doença fica totalmente fragilizado por diversos fatores.

Isolamento social, depressão, baixa autoestima e dificuldade de relacionamentos pessoais são alguns dos problemas enfrentados por quem sofre de obesidade. Por isso, todo esse acompanhamento é necessário para se evitar outras doenças associadas ao excesso de peso.

Por isso, o acompanhamento psicológico durante o tratamento é fundamental para resgatar a auto confiança em si mesmo. A interação social também é importante nessa fase.

Mesmo que ainda esteja em tratamento, o paciente portador de obesidade deve procurar se interagir com as pessoas que estão ao seu redor, da melhor forma possível.

O carinho recebido da equipe, a socialização e a recreação realmente são alguns dos pontos que mais encantam nossos hóspedes no Rosa Spa.

“A estrutura é maravilhosa, o atendimento muito bom, a equipe da nutrição é perfeita. Além disso, consigo interagir e socializar com as pessoas que frequentam aqui, quem vem para cá acaba ficando sempre alegre e feliz”, diz a Vânia, uma de nossas clientes.

Combate a obesidade na terceira idade: conte com o Rosa Spa

O Rosa Spa é um dos maiores do Brasil no segmento de emagrecimento e atende crianças e adultos de todas as regiões do país.

Oferece infraestrutura bem equipada e pensada para proporcionar as melhores experiências. O Spa ainda conta com uma equipe profissional altamente qualificada em nutrição, gastronomia, estética, orientação física, recreação, terapias, massagens e saúde em geral.

O Rosa Spa é a opção ideal para quem busca equilibrar o corpo e a mente com muito charme e qualidade. O tratamento imersivo no Rosa Spa, oferece corpo clínico completo, cardápio personalizado e exercícios físicos com acompanhamento profissional. Tudo isso para deixar você em dia com a balança e dar adeus para obesidade após os 60 anos. 



Buscar no blog

Compartilhar

FAÇA SEU ORÇAMENTO PERSONALIZADO

O Rosa Spa é o maior spa do Centro-Oeste e estamos de portas abertas para te receber!  Preencha seus dados ao lado e um de nossos consultores entrará em contato para tirar suas dúvidas e criar um programa personalizado para você.
 

Ligue para nós:
+55 (62) 3237-9900
+55 (62) 99628-2722