Medida Certa Consequências perigosas da obesidade


Consequências perigosas da obesidade

A obesidade pode ocorrer por fatores hormonais, culturais, psicológicos, genéticos e sociais. Nos últimos anos, o número de pessoas obesas cresceu assustadoramente em todo o mundo.

As consequências da obesidade vão muito além do que se imagina. Além de doenças como pressão alta, diabetes, infarto e derrame, fatores emocionais também podem prejudicar bastante a pessoa que sofre com essa doença. Leia esse artigo até o final e fique por dentro.

O Rosa Spa é especialista em tratamentos de emagrecimento e para a obesidade, com mais de 20 anos de atuação na área.

Consequências da obesidade

Pouco se fala sobre como a obesidade afeta o lado emocional das pessoas que sofrem com ela. Aqui no Rosa Spa temos contato diário com pessoas que passam por isso e o atendimento psicológico é tão importante quanto o acompanhamento médico.

Conheças as principais consequências emocionais da obesidade:

Baixa autoestima

Talvez esse seja o maior problema das consequências da obesidade. A autoestima do obeso praticamente não existe. Como vivemos em um mundo onde a aparência é fundamental, para o obeso, ter uma boa aparência é uma desafio quase impossível.

A baixa autoestima é predominante em cerca de 70% dos obesos, pois com ela vem a dificuldade de relacionamentos pessoais. A pessoa acha que não tem boa aparência e que seu estado acaba espantando as pessoas do convívio social.

Isolamento e depressão

Mais uma das consequências da obesidade. Por causa da baixa autoestima, o obeso tende a se isolar do convívio com as pessoas. O maior problema é que ele se isola do mundo exterior por acreditar que não é aceito na sociedade por causa da sua aparência.

Com o isolamento de tudo e todos, vem a depressão. O obeso fica deprimido por considerar que não é igual aos outros e se a depressão não for tratada a tempo, pode piorar consideravelmente levando a outros distúrbios ainda piores.

Apatia e ansiedade

Por ter baixa autoestima, além dos problemas de saúde comuns para quem sofre de obesidade, a pessoa tende também a ser apática em todos os aspectos e não se importar com nada ao seu redor.

A apatia é uma das consequências da obesidade e deve ser tratada o mais rápido possível. Junto com ela vem a ansiedade, que é um distúrbio comum nos obesos. A tendência é que o obeso que sofre de ansiedade desenvolva uma compulsão por comida, por exemplo, o que pode agravar ainda mais o quadro clínico.

Síndrome do pânico

Mais uma das consequências da obesidade. A síndrome do pânico, que é aquela terrível sensação de que algo ruim vai acontecer a qualquer momento, é bastante comum em pacientes com obesidade.

Ela causa outros problemas como sudorese em excesso, taquicardia, elevação da pressão arterial e distúrbios do sono. Essa doença se não for tratada a tempo pode agravar e levar a um quadro irreversível ou até à morte prematura.

Dificuldade em ter filhos e de respiração

Está vendo com as consequências da obesidade são mais sérias do que se imagina? Geralmente, a pessoa obesa tem dificuldade de ter filhos pelo fato do organismo não funcionar como deveria.

O excesso de peso causa, na maioria das vezes, dificuldades de reprodução em homens e mulheres. Alguns pacientes ficam estéreis logo que se tornam obesos, eliminando as chances de terem filhos.

A dificuldade de respiração também é outra das consequências. Devido ao excesso de peso, a pessoa que sofre de obesidade tem muita dificuldade para respirar direito. A gordura comprime órgãos vitais como coração e pulmão, causando dificuldades para respirar.

Dificuldade para se recuperar de outras doenças

Outra das terríveis consequências da obesidade. Geralmente o obeso é mais propenso a desenvolver uma série de doenças que estão relacionadas com o excesso de peso.

Se a obesidade não for tratada a tempo, o paciente pode apresentar sérias dificuldades para se recuperar de outras doenças como uma gripe forte ou virose, por exemplo. O organismo do obeso é muito mais lento, pois não funciona em sintonia como em pessoas saudáveis.

Dificuldade para entrar no mercado de trabalho

A pessoa que sofre de obesidade encontra enormes dificuldade para entrar no mercado de trabalho por diversos fatores. Ela se acha diferente das outras pessoas, tem medo de não ser aceito pelos colegas de trabalho e acha que sua aparência pode ser motivo de piadas dentro da empresa.

Por isso, o obeso tem bem menos chance de recolocação no mercado de trabalho. O excesso de peso perante as pessoas o deixa com receio até mesmo de procurar trabalho.

Dificuldades físicas para locomoção diária

Essa também é uma das consequências da obesidade que mais afeta quem sofre dessa doença. O obeso, na maioria dos casos, tem muita dificuldade em se locomover. O excesso de peso permite somente dar poucos passos dentro de casa, o que causa transtorno para os familiares.

Outra dificuldade enfrentada por quem sofre de obesidade é usar o transporte público. Andar de ônibus, trem, metrô ou avião é um verdadeiro desafio para quem é obeso, o que pode causar constrangimentos e pouca aceitação por parte das outras pessoas.

Conte com o Rosa Spa

O Rosa Spa é um dos maiores do Brasil no segmento de emagrecimento e atende crianças e adultos de todas as regiões do país. Nosso tratamento para obesidade já ajudou milhares de pessoas a viverem melhor, combatendo as consequências e a própria doença.

Oferecemos infraestrutura bem equipada e pensada para proporcionar as melhores experiências. O Spa ainda conta com uma equipe profissional altamente qualificada em nutrição, gastronomia, estética, orientação física, recreação, terapias, massagens e saúde em geral.

O Rosa Spa é a opção ideal para quem busca equilibrar o corpo e a mente com muito charme e qualidade. O tratamento imersivo no Rosa Spa, oferece corpo clínico completo, cardápio personalizado e exercícios físicos com acompanhamento profissional.

Depoimentos

Segundo a sra Vânia Silva “A estrutura é maravilhosa, o atendimento muito bom, a equipe da nutrição é perfeita. Além disso, consigo interagir e socializar com as pessoas que frequentam aqui, quem vem para cá acaba ficando sempre alegre e feliz”.

Já a sra Valéria Negreiros diz que "Se eu não tivesse emagrecido, não teria notado um nódulo em meu seio. Meu tratamento contra a doença foi muito bom. Teve ótimos resultados. E essa nova postura que adotei no Rosa Spa me deu forças para aguentar todo o processo." 



Buscar no blog

Compartilhar

FAÇA SEU ORÇAMENTO PERSONALIZADO

O Rosa Spa é o maior spa do Centro-Oeste e estamos de portas abertas para te receber!  Preencha seus dados ao lado e um de nossos consultores entrará em contato para tirar suas dúvidas e criar um programa personalizado para você.
 

Ligue para nós:
+55 (62) 3237-9900
+55 (62) 99628-2722