Dicas de Saúde Reeducação alimentar: para que serve e como fazer?


Reeducação alimentar: para que serve e como fazer?

Milhares de pessoas na busca por emagrecer apelam para as dietas extremamente restritivas e acabam prejudicando o organismo em geral. A melhor solução para se perder peso com saúde e ter mais disposição no dia a dia é fazer uma reeducação alimentar e apostar em atividades físicas constantes.

Aqui no Rosa Spa, trabalhamos com reeducação alimentar para que nossos clientes continuem em casa o emagrecimento que começa aqui. Aprendendo a comer de forma balanceada, mudamos nossa relação com a comida e podemos alcançar resultados duradouros!

Esse artigo vai te mostrar o que é a reeducação alimentar, qual a sua importância e como você deve fazer para ter uma saúde de ferro, além de ficar em paz com a balança, de uma vez por todas.

 

O que é reeducação alimentar?

Reeducação alimentar é o ato de modificar os hábitos alimentares e comportamentos exagerados com relação à alimentação diária. O principal objetivo é emagrecer e manter sempre uma boa saúde.

Com a reeducação alimentar, você entende com mais clareza qual é o efeito de uma alimentação balanceada no seu dia a dia. Além disso, você também vai compreender quais são seus benefícios para o corpo e para a mente.

Além de ter mais prazer em se alimentar, você terá muito mais saúde e disposição para estudar ou trabalhar. A melhor forma de garantir uma boa saúde por vários anos não são as dietas malucas, que mais atrapalham do que ajudam.

A adoção de hábitos alimentares saudáveis a partir de reeducação alimentar é o melhor caminho. Mas não é só o que você vai comer que conta e outras coisas também entram no cardápio. Mastigar corretamente e estabelecer horários para as refeições é fundamental no processo de emagrecimento.

 

Qual a importância da reeducação alimentar?

São vários os benefícios que uma reeducação alimentar traz para o corpo. Você não precisa cortar nenhum tipo de alimento da dieta, mas precisa ter uma dieta balanceada diariamente, incluindo pequenas porções de frutas, verduras, legumes e bastante água.

Mudança de hábitos alimentares nem sempre é algo simples de se fazer e pode levar algum tempo para você se acostumar. Depois dessa fase, alimentar-se de forma correta ficará muito mais fácil.

Uma pessoa que faz uma dieta balanceada tem bem menos chances de desenvolver diversos tipos de doenças. Um cardápio com baixo teor de açúcar, sódio e gordura, mas rico em nutrientes, vitaminas, antioxidantes e minerais é fundamental para a manutenção da vida e da saúde em geral.

Outra importância de uma reeducação alimentar bem feita, além de perda de peso e da melhora da saúde, é o bem estar do corpo. Pessoas que têm uma dieta balanceada se sentem com mais disposição para as atividades diárias, além de melhor autoestima.

 

Como fazer reeducação alimentar?

Existem várias formas de fazer uma reeducação alimentar, mas alguns bons hábitos devem ser seguidos em prol de uma boa saúde:

  • Alimente-se devagar, mastigando bem os alimentos;

  • Beba pelo menos dois litros de água pura por dia;

  • Evite ingerir líquidos na hora do almoço ou do jantar;

  • Faça as refeições em ambientes tranquilos;

  • Evite alimentos processados com alto teor de sódio e conservantes;

  • Sempre que possível, prepare os alimentos em casa;

  • Alie a alimentação saudável com uma atividade física para a melhora da qualidade de vida e do bem-estar.

Pratos saborosos e bonitos aos olhos

Mesmo que você esteja fazendo uma reeducação alimentar um pouco mais severa, não precisa comer somente salada de alface com tomate ou aqueles pratos que desanimam só de olhar.

Basta usar a sua imaginação, pois existem pratos que são extremamente saborosos, nutritivos, pouco calóricos e, acima de tudo, bonito aos olhos. Atualmente no mercado, existem diversas opções de alimentos saudáveis, deliciosos e que podem ser consumidos sem contra indicação para quem está de dieta.

Aquele ditado que diz que a gente come com os olhos é a mais pura verdade. É possível fazer pratos que sejam saudáveis, saborosos e atraente aos olhos. Os pratos do Rosa Spa são uma prova disso! Aqui nosso chef trabalha em conjunto com os nutricionistas, criando pratos saborosos, de dar água na boca e super saudáveis.

Quer experimentar? Venha almoçar com a gente ou encomende seu prato saudável congelado.

 

Ajuda de um nutricionista

Vale ressaltar que para uma reeducação alimentar fazer o efeito desejado, uma consulta com um nutricionista deve ser feita. Cada caso deve ser tratado separadamente e cada indivíduo tem necessidades de alimentos diferentes.

Por isso, contar com a ajuda de um nutricionista para saber com exatidão qual é a dieta ideal para seu caso é fundamental. Existem inúmeras formas de reeducação alimentar, cada uma adaptada para as condições do paciente e seus objetivos para a melhoria de saúde e do bem estar.  

A mudança de hábitos alimentares prescrita pelo nutricionista vai servir para reduzir o apetite, acelerar o metabolismo, eliminar alimentos danosos à saúde, reduzir a ingestão calórica, aumentar a energia para a prática de exercícios específicos, dentre outros.

Aqui no Rosa Spa todos nossos tratamentos têm acompanhamento de um nutricionista.

 

Faça a substituição de pratos que gosta por versões saudáveis

Outa dica de ouro para quem faz reeducação alimentar é fazer a substituição do alimentos que mais gosta por versões mais saudáveis. Por exemplo, você pode substituir o frango frito pelo frango assado ou a carne mais gordurosa por uma mais magra.

Isso também vale para todos os alimentos. Gosta de uma feijoada? Experimente fazer uma feijoada com ingredientes menos calóricos. Substitua o salame pelo peito de peru light e o arroz branco pelo integral. Não precisa deixar de comer nada, basta fazer essa saudável substituição e pronto!

Veja aqui nossas receitas para substituir seus pratos preferidos!

 

Reeducação alimentar é no Rosa Spa

O Rosa Spa é um dos maiores do Brasil no segmento de emagrecimento e atende crianças e adultos de todas as regiões do país.

Oferece infraestrutura bem equipada e pensada para proporcionar as melhores experiências. O Spa ainda conta com uma equipe profissional altamente qualificada em nutrição, gastronomia, estética, orientação física, recreação, terapias, massagens e saúde em geral.

O Rosa Spa é a opção ideal para quem busca equilibrar o corpo e a mente com muito charme e qualidade. O tratamento imersivo no Rosa Spa, oferece corpo clínico completo, cardápio personalizado e exercícios físicos com acompanhamento profissional. Tudo isso para deixar você em dia com a balança.

 

 



Buscar no blog

Compartilhar

FAÇA SEU ORÇAMENTO PERSONALIZADO

O Rosa Spa é o maior spa do Centro-Oeste e estamos de portas abertas para te receber!  Preencha seus dados ao lado e um de nossos consultores entrará em contato para tirar suas dúvidas e criar um programa personalizado para você.
 

Ligue para nós:
+55 (62) 3237-9900
+55 (62) 99628-2722