Dicas de Saúde Pular o café da manhã aumenta o risco de obesidade, aponta estudo


O fato de você tomar ou não café da manhã pode estar relacionado ao risco de obesidade e morte precoce por doença cardiovascular, de acordo com um novo estudo publicado pela American Heart Association.

Segundo o estudo o hábito de pular o café da manhã foi associado a um aumento significativo a doenças cardiovasculares e o risco da obesidade mórbida, especialmente a morte por acidente vascular cerebral.

Apesar de ser um dos hábitos de algumas celebridades pelo mundo afora tal prática traz graves problemas de saúde e deve ser evitada, pois quem se encontra na linha de risco de obesidade pode ter seus problemas agravados.

Problemas de saúde no risco de obesidade

Segundo o estudo publicado pelo Journal of American College of Cardiology a dieta pode vir a endurecer as artérias e elevar os níveis de glicose. O estudo estima que as pessoas que geralmente ignoram o café da manhã têm um risco aumentado de 27% de sofrer um ataque cardíaco e 18% de ter um AVC.

Quando os pesquisadores analisaram a saúde de mais de 4.000 pessoas e se tomaram café da manhã ou não, descobriram que pular a refeição desencadeou a mesma resposta de emergência no corpo que a fome, aumentando o risco de obesidade e outras doenças

Isso significa que a dieta faz pouco para controlar sua cintura e apenas fazem o risco de doenças cardíacas e obesidade crescerem. Demonstrou-se que tomar um café da manhã saudável promove maior saúde do coração, incluindo peso e colesterol mais saudáveis.

Os especialistas afirmam que o café da manhã é imprescindível a dieta de alguém. Eles analisaram a saúde de homens e mulheres e a compararam com quem tomava ou não café da manhã. Esses voluntários estavam livres de doença renal cardiovascular ou crônica.

A pesquisa sobre o risco de obesidade

Um questionário computadorizado foi utilizado para estimar a dieta habitual dos participantes e os padrões foram baseados na porcentagem da ingestão diária total de energia consumida no café da manhã.

Três grupos foram divididos entre aqueles que pularam o café da manhã: aqueles que tomaram café da manhã pobre e aqueles que consumiram café da manhã saudável.

Dos 4.052 participantes, 2,9% deixaram de tomar café da manhã, 69,4% eram consumidores de café com baixo teor de energia e 27,7% eram consumidores de café da manhã saudável.

A aterosclerose, acúmulo de gordura nas artérias, foi encontrada com maior frequência entre os participantes que pularam o café da manhã e também foi maior nos participantes que consumiram café da manhã com baixa energia.

Os participantes que pularam o café da manhã também tiveram maior probabilidade de ter um estilo de vida pouco saudável, incluindo uma dieta ruim em geral, com consumo frequente de álcool e tabagismo.

Isso incluiu um aumento no risco de hipertensão e obesidade. No caso da obesidade, os autores do estudo disseram que os resultados observados podem ser explicados por pacientes obesos pulando o café da manhã para perder peso.

“O horário da refeição pode afetar a saúde devido ao seu impacto no relógio interno. Sugerimos comer conscientemente, prestando atenção ao planejamento tanto do que você come e quando se alimenta de lanches, para combater a alimentação emocional” disse a professora Marrie-Pierre St-Onge, da Columbia University.

Opiniões de outros especialistas sobre pular refeições

"Além da associação direta com fatores de risco cardiovascular, pular o café da manhã pode servir como um marcador para uma dieta ou estilo de vida pouco saudável que, por sua vez, está associada ao desenvolvimento e progressão da aterosclerose", disse o Dr. Jose L. Peñalvo, professor assistente da Escola Friedman de Ciência e Política Nutricional da Universidade Tufts e o autor sênior do estudo.

"Nossas descobertas são importantes para os profissionais de saúde e podem ser usadas como uma mensagem simples para intervenções baseadas no estilo de vida e estratégias de saúde pública, além de informar recomendações e diretrizes alimentares."

Os especialistas recomendam que as pessoas se concentrem nos alimentos que estão comendo, em vez de pular refeições, a fim de fornecer ao corpo a melhor nutrição.

O Dr. Prakash Deedwania, professor de medicina da Universidade da Califórnia, em São Francisco, e autor do comentário editorial que acompanha, disse: “De 20 a 30% dos adultos que pulam o café da manhã, refletem a crescente prevalência de obesidade e anormalidades cardíacas associadas.

“Os efeitos adversos de pular o café da manhã podem ser vistos no início da infância na forma de obesidade infantil e, embora quem pula o café da manhã geralmente tentem perder peso, eles acabam comendo mais e alimentos não saudáveis ​​mais tarde.

Conte com o Rosa Spa

Se você tem dificuldade em emagrecer, conte com o nosso apoio, o risco de obesidade vai além da saúde física afeta muito a saúde psicológica e ela precisa de uma atenção especial e temos a equipe certa para isso.

O Rosa Spa tem 20 anos de existência e oferece um dos programas de emagrecimento mais completos do Brasil. O programa inclui hospedagem em um dos chalés disponíveis com 06 refeições balanceadas inclusas, chás calmantes e aceleradores do metabolismo, acompanhamento médico semanal e enfermagem 24 horas.

Além disso, você ainda terá o acompanhamento de perto de um nutricionista diariamente, personal trainer em horário integral acompanhando os exercícios na academia e piscinas com uma programação bem diversificada.

Outras atividades como aula de dança, aula de relaxamento, yoga, grupo de apoio psicológico semanalmente e palestras educativas, fazem parte do programa de emagrecimento do Rosa Spa.

Mais de 6 mil pessoas já emagreceram com a ajuda do Rosa Spa e estão tendo muito mais qualidade de vida e bem estar, todos os dias. Você pode ser o próximo, por isso, basta se inscrever no tratamento de imersão oferecido e deixar tudo nas mãos de quem conhece e tem muita tradição no mercado.

Quer emagrecer? Conte com a gente! 



Buscar no blog

Compartilhar

FAÇA SEU ORÇAMENTO PERSONALIZADO

O Rosa Spa é o maior spa do Centro-Oeste e estamos de portas abertas para te receber!  Preencha seus dados ao lado e um de nossos consultores entrará em contato para tirar suas dúvidas e criar um programa personalizado para você.
 

Ligue para nós:
+55 (62) 3237-9900
+55 (62) 99628-2722