Dicas de Saúde Por que mesmo comendo pouco não consigo emagrecer?


Por que mesmo comendo pouco não consigo emagrecer?


Pouca comida, muitas calorias

Se você está se perguntando por que não consigo emagrecer, é bem provável que esse hábito faça parte da sua rotina. De nada adianta comer pouca quantidade de comida no dia a dia, mas escolher alimentos altamente calóricos para colocar no prato. Um prato quase vazio mas lotado de calorias não resolve nada.


A questão é comer alimentos de qualidade. Frutas, verduras, legumes, massas integrais, oleaginosas, carnes brancas e grãos devem ser consumidos em pequenas quantidades, todos os dias. Já os doces, salgadinhos, embutidos, massas brancas, frituras, carnes gordas, bolos e biscoitos devem ser banidos da sua alimentação. Nem mesmo porções mínimas desses alimentos são permitidos, já que são extremamente calóricos. 



Metabolismo lento

Até pode acontecer de algumas pessoas terem o metabolismo um pouco mais lento, por questões fisiológicas ou por conta das dietas radicais, que fazem a pessoa perder massa magra (músculos). Por isso, para resolver a questão do não consigo emagrecer, uma boa dica é fazer musculação, todos os dias. 


Além disso, é preciso investir em atividades aeróbicas, já que elas promovem a perda de peso, justamente por aumentar a taxa metabólica. Corrida, caminhada, spinning, natação, dança de salão ou qualquer outra atividade que te faça suar a camisa deve ser incorporada em sua rotina. 



Consumo exagerado de carboidratos

Você sabia que praticamente tudo aquilo que comemos tem carboidratos? É verdade. E esse talvez seja o motivo pelo qual você não consegue perder peso, mesmo comendo pouco. Quando comemos carboidratos de alto índice glicêmico, o nosso organismo sofre um pico de insulina considerável. 


Por isso, na hora das refeições, prefira sempre carboidratos de baixo índice glicêmico como as massas integrais, por exemplo. Todo alimento que se transforma em açúcar muito rápido na corrente sanguínea, não vai deixar você perder peso, mesmo que seja ingerido em poucas quantidades. 



Genética? Talvez

Se aquela dúvida não consigo emagrecer ainda persiste em sua mente, é bem provável que a culpa esteja na genética. Se o excesso de peso faz parte da vida dos seus pais, irmãos, avós e tios, você também pode ter mais dificuldades para perder peso, mesmo comendo pouco. 


Ainda não existe um tratamento efetivo para tratar os efeitos da genética em nosso corpo. Mas é possível manter um bom controle do peso, se você priorizar alimentos de qualidade. O grande desafio é deixar os excessos e o sedentarismo de lado. Dieta balanceada e atividades físicas conseguem driblar a questão da genética. 



Não consigo emagrecer? Estresse em excesso

Você está andando estressado com tudo e com todos? Muitas vezes, o excesso de estresse pode impedir que uma pessoa emagreça, mesmo se ela comer pouco no dia a dia. A tensão constante deixa os níveis de cortisol nas alturas em nosso organismo, que é um hormônio que inibe a perda de peso, já que ele envia uma mensagem para o cérebro reter gordura e líquidos.


Para dar aquela aliviada na tensão do cotidiano, consuma alimentos que ajudam a reduzir o estresse e provocam a sensação de bem-estar. Avelã, castanha-do-pará, alface, espinafre, brócolis, berinjela, grão-de-bico, soja, acerola, goiaba, banana, iogurte, peixes e frutos do mar são bons exemplos. Mas lembre-se de ter moderação, especialmente com os mais calóricos. 



Nada de beliscos no intervalos das refeições

Ainda continua na dúvida porque não consigo emagrecer, mesmo comendo pouco? Calma. O problema é que muitas pessoas só contabilizam o que foi ingerido durante as principais refeições e ignoram os beliscos entre os intervalos. Aí não vale. De nada adianta ter uma alimentação saudável e na quantidade ideal para o organismo, se você não abre mão dos lambiscos frequentes. 


A questão é que, na maioria das vezes, essas guloseimas são extremamente calóricas e, apesar de serem uma delícia, devem ser evitadas ao máximo. Tomar um café da manhã equilibrado, almoçar comida saudável, saborear um lanche da tarde a base de fruta e ficar lambiscando salgadinhos, embutidos ou doces não é uma atitude inteligente de quem precisa perder peso. 


No Rosa Spa você dá adeus para os quilos a mais
O Rosa Spa – Engenho do Corpo foi pensado exclusivamente para você. Desde 1998, ajudamos milhares de pessoas a viverem experiências únicas e iniciarem uma nova etapa em suas vidas, baseada na saúde e no bem-estar. O Rosa Spa oferece um dos programas de emagrecimento mais completos do Brasil. 



Contamos com uma equipe multidisciplinar, oferecemos 14 mil metros quadrados para que você tenha um amplo espaço com muita área verde para aproveitar a sua hospedagem ao máximo. Tudo isso tem um único objetivo: oferecer mais bem-estar e qualidade de vida para as pessoas. Você vai se socializar com outras pessoas que têm o mesmo objetivo que o seu. E isso é ótimo para se manter o foco. 



Vamos te ensinar diversos hábitos saudáveis que vão fazer você dar adeus para a compulsão alimentar, além de deixar a sua saúde física e mental cada vez melhor. No Rosa Spa você tem acesso a um grupo de meditação guiada semanalmente, diversas terapias, programa de atividades físicas, acompanhamento médico semanal, enfermagem, alimentação balanceada, dentre vários outros atrativos imperdíveis. Sua saúde física e mental vão agradecer. Pode acreditar, aqui você vai emagrecer de verdade!



Buscar no blog

Compartilhar

FAÇA SEU ORÇAMENTO PERSONALIZADO

O Rosa Spa é o maior spa do Centro-Oeste e estamos de portas abertas para te receber!  Preencha seus dados ao lado e um de nossos consultores entrará em contato para tirar suas dúvidas e criar um programa personalizado para você.
 

Ligue para nós:
+55 (62) 3237-9900
+55 (62) 99628-2722