Dicas de Saúde O que é dieta cetogênica?


Na eterna luta contra a balança, milhares de pessoas apelam para diversos tipos de dietas, muitas vezes, sem sucesso. A questão é que os grandes vilões da perda de peso são os carboidratos. Por isso, a dieta cetogênica costuma ser bastante indicada para quem deseja ficar livre dos quilinhos a mais e recuperar a autoestima. Esse post vai te mostrar tudo a respeito dessa dieta, que se tornou a sensação do momento. Confere aí. 


O que é dieta cetogênica?
Trata-se de uma dieta que elimina praticamente 90% dos carboidratos  simples do cardápio e aumenta a ingestão de alimentos ricos em gorduras insaturadas, consideradas benéficas para o organismo. A dieta cetogênica também mantém a quantidade necessária de proteínas na alimentação. 

Essa dieta é uma das mais recomendadas por especialistas em saúde para emagrecer, já que o corpo começa a utilizar a gordura estocada como fonte de energia ao invés dos carboidratos provenientes da alimentação. Além disso, toda a musculatura também é beneficiada por causa do aumento no consumo de proteínas. 


Quais são os principais benefícios da  dieta cetogênica?
Conheça as vantagens da dieta cetogênica para quem deseja perder peso com saúde e de forma saudável:

 

  • Controle e prevenção de crises de epilepsia ou convulsões frequentes;
  • Tratar casos de obesidade, já que o ganho de peso acontece através do consumo abusivo de carboidratos refinados;
  • Controle do diabetes tipo 2;
  • Auxilia na prevenção de certos tipos de câncer, já que as células que causam essa doença se alimentam de carboidratos;
  • Promove a queima de gordura localizada, especialmente a abdominal;
  • Reduz drasticamente os níveis de triglicérides no sangue;Aumenta os níveis de colesterol bom (HDL);
  • Controla a pressão arterial, por causa da perda de peso progressiva;
  • Minimiza os sintomas da síndrome metabólica;
  • Controla o apetite, por causa do consumo de proteínas, que têm uma digestão mais lenta. 


Se você quer perder peso e ainda se beneficiar com todas as vantagens citadas acima, a dieta cetogênica é perfeita. Mas lembre-se de se consultar com um nutricionista antes de começar qualquer tipo de dieta, combinado? 


Quais alimentos fazem parte dessa dieta?
Conheça quais são os alimentos permitidos e proibidos da dieta cetogênica e perca peso com saúde: 

Alimentos permitidos:

  • Carne bovina, frango, ovos, salmão, sardinha e truta;
  • Presunto, chouriço e bacon;Óleo, manteiga e azeite de oliva (extra virgem de preferência);
  • Iogurtes sem açúcar, creme de leite, queijos em geral, leite de coco e de amêndoas;
  • Sementes oleaginosas (castanhas, nozes, avelã e amendoim), bem como as pastas ou cremes;
  • Frutas como amoras, framboesas, cereja, coco e abacate;Vegetais como brócolis, alface, cebola, pepino, couve-flor, aspargos, aipo, espinafre, abobrinha e chicória;
  • Sementes de linhaça, girassol, chia e gergelim;Condimentos como mostarda e maionese;Azeitona e estévia. 

Alimentos proibidos:

  • Aveia, arroz, maizena, macarrão, cereais e pães em geral;
  • Feijão, grão de bico, ervilha, soja e lentilha;
  • Receitas que levam farinho de trigo (mesmo que seja integral);
  • Torradas;Banana, batata-inglesa e batata-doce;Biscoitos, doces, balas, bolos, chocolate e caramelo;
  • Açúcar comum ou mascavo, sorvetes e vitaminas;
  • Chocolate em pó, achocolatados, produtos processados e adoçantes em geral;
  • Bebidas alcoólicas. 


Antes de consumir qualquer tipo de alimento industrializado, recomendamos verificar as informações nutricionais para saber a quantidade de carboidratos, para que não seja ultrapassado o consumo estipulado por dia pela dieta cetogênica


Como fazer a dieta cetogênica?
Se você decidiu adotar essa dieta durante um período, saiba que vai precisar reduzir significativamente o consumo diário de carboidratos, que não deve ultrapassar 50 gramas. E isso corresponde 10 a 15% da quantidade total de calorias. Vale ressaltar que tudo varia de acordo com o seu estado clínico de saúde, objetivos, peso e idade. 
Para que essa redução de carboidratos seja compensada de alguma forma, a dieta cetogênica indica o consumo de determinados alimentos ricos em gorduras consideradas benéficas ao organismo, como as oleaginosas, abacate e azeite de oliva. 
A quantidade de proteínas deve ser 20% da alimentação diária, por isso, recomenda-se o consumo de carne, peixe ou frango no almoço (e jantar) e queijos e ovos no café da manhã, bem como nos lanches durante o dia.
Fase de adaptação é necessáriaA dieta cetogênica exige um período de adaptação que pode durar dias ou até semanas, já que o organismo precisa entender que vai produzir energia através da gordura armazenada e proveniente dos alimentos permitidos. 
Essa dieta é feita durante 5 dias seguidos com 2 dias de descanso, no qual é permitido o consumo moderado de carboidratos. Esse intervalo permite que você mantenha a dieta cetogênica por mais tempo e também ajuda a fornecer mais energia para o corpo, já que é preciso praticar atividades físicas regulares, para que a perda de peso aconteça. 
Venha para o Rosa Spa e fique em paz com a balançaO Rosa Spa – Engenho do Corpo foi pensado exclusivamente para você. Desde 1998, ajudamos milhares de pessoas a viverem experiências únicas e iniciarem uma nova etapa em suas vidas, baseada na saúde e no bem-estar. O Rosa Spa oferece um dos programas de emagrecimento mais completos do Brasil. 

Contamos com uma equipe multidisciplinar, oferecemos 14 mil metros quadrados para que você tenha um amplo espaço com muita área verde para aproveitar a sua hospedagem ao máximo. Tudo isso tem um único objetivo: oferecer mais bem-estar e qualidade de vida para as pessoas. Você vai se socializar com outras pessoas que têm o mesmo objetivo que o seu. E isso é ótimo para se manter o foco. 

Além de te ensinar diversos hábitos saudáveis que vão deixar sua saúde física e mental cada vez melhor, no Rosa Spa você tem acesso a um grupo de meditação guiada semanalmente, diversas terapias, programa de atividades físicas, acompanhamento médico semanal, enfermagem, alimentação balanceada, dentre vários outros atrativos imperdíveis. Sua saúde física e mental vão agradecer. Pode acreditar!




Buscar no blog

Compartilhar

FAÇA SEU ORÇAMENTO PERSONALIZADO

O Rosa Spa é o maior spa do Centro-Oeste e estamos de portas abertas para te receber!  Preencha seus dados ao lado e um de nossos consultores entrará em contato para tirar suas dúvidas e criar um programa personalizado para você.
 

Ligue para nós:
+55 (62) 3237-9900
+55 (62) 99628-2722