Dicas de Saúde Noites mal dormidas podem te engordar


Se você dorme mal, tende a engordar mais. Essa informação foi confirmada por um estudo realizado pela Universidade de Berkeley, na Califórnia (e pela nossa médica Marcela Barra).

Isso acontece porque quando dormimos mal, nosso nível de cortisol aumenta, contribuindo para o ganho de gordura, principalmente na região abdominal.

Além disso, quando esse hormônio está desregulado, contribui para que a pessoa sinta mais vontade de comer doce e alimentos gordurosos.

Como se não bastasse, a falta de um sono reparador, diminui a função do córtex frontal, fazendo com que a pessoa perca a capacidade de discernir o que deve comer, racionalmente falando.

Todos esses itens, somados, contribuem para o aumento de peso e até mesmo desenvolvimento de doenças.

dormir-mal-engorda-15155167.jpg

Veja quais são as causas da falta de sono

A dra. Marcela recomenda de 7 a 9 horas de sono por noite. Esta quantidade varia de acordo com a necessidade individual de cada paciente. Por isso, é essencial prestar atenção no seu corpo e nos sinais que ele dá.

Trouxemos as principais causas de uma noite mal dormida para que você possa avaliar se alguma delas faz parte da sua rotina e para que você possa mudar já.

Aparelhos eletrônicos

Os smartphones, tablets e computadores são essenciais para a comunicação. No entanto, esses aparelhos emitem luz azul, que é estimulante. A tela iluminada faz com que os níveis de melatonina (hormônio do sono) sejam diminuídos. Por isso, a indicação médica é de desligar aparelhos eletrônicos pelo menos 1 hora antes de deitar.

esqueca-os-aparelhos-eletronicos-na-hora-de-dormir-161212121.jpg

Esqueça os problemas do dia a dia

Na hora que entrar para o quarto, deixe de lado as pendências para o dia seguinte para serem resolvidas quando você acordar. Ficar pensando em tudo que tem que fazer no outro dia pode causar insônia e piorar a qualidade do sono.

Uma dica é apostar na meditação para que o cérebro possa relaxar mais facilmente e auxiliar a adormecer.

Deixe as bebidas estimulantes para o dia

Evite ingerir bebidas com cafeína depois das 16 horas. Isso porque cafés e chás com esta substância aumentam as chances de que você tenha dificuldades para dormir ou desfrute de um sono satisfatório.

Como dormir bem

Para ajudar você a ter uma noite reparadora de sono, trouxemos dicas valiosas do que fazer antes de deitar-se. Vamos lá:

Tome um banho morno para ajudar a relaxar;

Praticar atividade física é essencial para ter um estilo de vida saudável. Mas se você gosta de fazer exercícios à noite, opte por aqueles mais relaxantes. Deixe os vigorosos para o dia;

Se alimente de forma leve e balanceada à noite. Ah! Não se esqueça de comer pelo menos 2 horas antes de deitar-se;

Não deixe de desligar a TV e o celular. Assim, você terá um sono reparador.

Hormônios do sono e manutenção do peso

Ter uma boa noite de sono contribui para a regulação do balanço energético e do peso do corpo. Sem contar que equilibra a síntese de secreção de insulina e substâncias importantíssimas para o bom funcionamento do corpo.

Consequências do sono desregulado

Sendo assim, é possível sofrer com insônia, irritabilidade e dificuldades de concentração durante todo o dia. Além disso, está relacionado com a forma que o nosso organismo lida com o armazenamento de energia e de gordura, por exemplo.

Tratando a obesidade

Por isso que quando falamos em tratar a obesidade, precisamos pensar no acompanhamento de uma equipe multidisciplinar para cuidar do paciente de forma completa. O ideal é dispor de um grupo composto por médicos especialistas, nutricionista, enfermeiras, psicólogas e professores de educação física.

Claro que o resultado depende da força de vontade do paciente, mas se ele tiver suporte de uma equipe capacitada, fica bem mais fácil.

Aqui no Rosa Spa, oferecemos todo apoio necessário para os hóspedes. Quer saber como funcionam nossos programas? Clique aqui e fale com uma de nossas consultoras de atendimento.



Buscar no blog

Compartilhar

FAÇA SEU ORÇAMENTO PERSONALIZADO

O Rosa Spa é o maior spa do Centro-Oeste e estamos de portas abertas para te receber!  Preencha seus dados ao lado e um de nossos consultores entrará em contato para tirar suas dúvidas e criar um programa personalizado para você.
 

Ligue para nós:
+55 (62) 3237-9900
+55 (62) 99628-2722