Dicas de Saúde Estilo de vida moderno acaba aumentando os casos de obesidade entre os jovens


prancheta-2-149189.png

     A obesidade é uma doença crônica que afeta milhares de pessoas pelo mundo e esse número cresce também entre os mais jovens. O aumento destes números entre os adolescentes é um problema cada vez mais comum, porque o estilo de vida moderno coopera para que as pessoas tenham hábitos pouco saudáveis. Segundo o especialista em obesidade do Rosa Spa, Dr. André Castro, as inserções de grandes quantidades de alimentos gordurosos, com alto teor de calorias, sódio e açúcares nos cardápios, assim como o hábito de ficar horas nos aparelhos eletrônicos e o uso de meios de transportes urbanos (carro, particular, taxi e ônibus) até para distâncias consideradas pequenas, substituindo as caminhadas, são os fatores que mais colaboram para o ganho de peso.  “A obesidade nesta fase da vida deve ser entendida como uma doença, já que pode causar sérias consequências no corpo e no organismo.

     O excesso de gordura corporal pode levar às doenças crônicas, incluindo o diabetes, problemas cardiovasculares e câncer”, explica o especialista.Mas como se não bastasse os problemas físicos, o jovem é o mais afetado pelo lado psicológico da obesidade. “Principalmente o adolescente, que está na fase das descobertas e da autoafirmação, acaba tendo a autoestima afetada de forma bem negativa. Muitas vezes vira alvo de bullying e sente-se rejeitado pelos colegas em função de sua aparência física. A sensação de não pertencimento aumenta a chance da instalação de transtornos mentais como a depressão ou ansiedade generalizada", conta a psicoterapeuta do Rosa Spa, Claudia Venturini. 

 

OUTRAS CAUSAS

As causas da obesidade são complexas e incluem fatores genéticos, biológicos, comportamentais e culturais. Dr. Castro explica que existem crianças e jovens obesos que comem pouco e mesmo assim ainda ganham peso. “Isso acontece devido a seu metabolismo lento, geralmente causado por doenças endócrinas e o uso de alguns tipos de medicamentos. Daí a necessidade de investigar cada caso antes de se optar por qualquer tipo de tratamento”. 


CONSEQUÊNCIAS 

     De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), o adolescente obeso é mais propenso a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, além de problemas físicos como artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula. Além disso, a obesidade pode reduzir a sua expectativa de vida em até nove anos. Segundo o coordenador da área de Educação Física do Rosa Spa, Ronan Almeida, estar acima do peso também pode prejudicar as articulações, através da pressão excessiva que o corpo faz, tornando qualquer atividade difícil e, por vezes, qualquer movimento pode ser doloroso. “Se o jovem já tiver um problema de sobrepeso é possível montar o plano de treino com atividades que não ofereçam tanto impacto e tragam benefícios”.O ganho de peso também tem sido associado a pouco rendimento escolar e bullying na escola. Além disso, a parte social também fica comprometida, pois adolescentes e jovens obesos são mais propensos a sofrerem preconceito e discriminação, e consequentemente, terem poucas possibilidades no mercado de trabalho. Todo este processo leva a vários problemas psicológicos, tais como:

Depressão

Ansiedade

Baixa qualidade de vida

Baixa autoestima

Insatisfação com o corpo


SOLUÇÃO

     Ter hábitos saudáveis desde cedo é importante para prevenir a obesidade na adolescência e também na vida adulta. Muitos jovens esperam ficar acima do peso ou ter complicações da doença para começar a praticar exercícios físicos e manter uma alimentação rica e equilibrada. É importante se concentrar em mudanças de comportamento a longo prazo, para garantir não somente a perda de peso, mas uma continuação do acompanhamento, que resultará em uma vida mais feliz e saudável. No Rosa Spa existe todo um trabalho de conscientização, prevenção e tratamento de casos de obesidade. O jovem é avaliado por um médico especialista na área, por uma nutricionista que monta sua dieta de acordo com as necessidades, por um profissional de educação física que estrutura seu treino e, caso necessário, passará também por uma psicoterapeuta.

    O plano de exercícios é bem variado, com atividades na academia, ao ar livre e na piscina. “A maioria dos jovens sai daqui apaixonado por alguma atividade ou esporte. Eles se descobrem. Percebem que pode ser prazeroso e se sentem capazes”, conta o coordenador de Educação Física.Quanto à alimentação, uma das principais descobertas é de que comida saudável pode sim ser saborosa. “Eles acabam desenvolvendo o paladar, descobrindo sabores, texturas...além disso, percebem que não precisam de quantidade, mas sim de qualidade. Aprendem também sobre a importância de uma mastigação bem-feita, da hidratação e tantas outras coisas”, revela a nutricionista Cyntia Nery.Esse é um investimento que vale a pena, pois são estes bons hábitos que vão fazer desses jovens adultos mais saudáveis e felizes.



Buscar no blog

Compartilhar

FAÇA SEU ORÇAMENTO PERSONALIZADO

O Rosa Spa é o maior spa do Centro-Oeste e estamos de portas abertas para te receber!  Preencha seus dados ao lado e um de nossos consultores entrará em contato para tirar suas dúvidas e criar um programa personalizado para você.
 

Ligue para nós:
+55 (62) 3237-9900
+55 (62) 99628-2722