Dicas de Saúde Efeito sanfona: dificuldade de manter o peso depois de uma dieta rigorosa.


 Efeito sanfona: dificuldade de manter o peso depois de uma dieta rigorosa

 

Milhares de pessoas lutam contra a obesidade em todo o mundo, já que o excesso de peso pode trazer consequências negativas para a nossa saúde. E no árduo processo de emagrecimento, muita gente acaba se tornando vítima de um problema bastante comum: o efeito sanfona, que é um ciclo que faz a pessoa engordar e emagrecer. Elaboramos esse post que vai te mostrar por que ele não é benéfico para o nosso organismo e como você pode evitá-lo, para ter mais qualidade de vida e bem-estar. Aproveite a leitura! 



Peso instável pode fazer mal

 

Se você deseja perder peso de forma saudável, não é indicado fazer uma dieta rigorosa demais, pois isso pode ser prejudicial ao organismo e causar o efeito sanfona. A grande questão é que as pessoas acabam não conseguindo manter uma dieta extremamente restritiva por muito tempo. Dessa forma, as privações alimentares durante o período da dieta, as levam a comer em excesso posteriormente, causando um inevitável aumento de peso. 

 

E toda essa instabilidade do peso faz mal ao nosso organismo, segundo os especialistas. O nosso cérebro entende a perda súbita de peso como uma espécie de ameaça à nossa integridade física, fazendo o corpo queimar menos calorias, deixando o metabolismo mais lento. Dessa forma, a pessoa acaba recuperando todo o peso perdido, o que chamamos de efeito sanfona. Lembre-se: todo emagrecimento precisa ser gradativo.

 

Efeito sanfona também causa outros problemas de saúde

O fato de engordar e emagrecer ciclicamente também traz outros problemas para a nossa saúde. O efeito sanfona pode enfraquecer o nosso sistema imune, causar doenças cardíacas, pressão alta, diabetes e o aumento do colesterol. Por isso, se você está pensando em se tornar um adepto dessas dietas malucas da internet, é melhor rever esse conceito. A sua saúde agradece e muito!

 

O mais recomendado a se fazer para se evitar o temido efeito sanfona, é uma reeducação alimentar, ou seja, ter uma dieta balanceada, evitando doces, frituras, bebidas açucaradas, massas brancas, embutidos, salgadinhos, excesso de álcool e guloseimas em geral. Invista em uma alimentação saudável a base de frutas, verduras, legumes, carnes brancas, peixes, sementes oleaginosas e cereais integrais. 

 

Seguir uma dieta rigorosa demais é complicado

Podemos convir que fazer uma dieta rigorosa, além de ser algo difícil, pode ser extremamente maçante. Imagine você chegar em uma festa ou em um almoço em família e não poder comer nada do que está sendo servido porque está fazendo uma dieta restritiva demais. Resistir às tentações alimentares não é nada fácil, certo? 

 

Por isso, muitas pessoas encontram dificuldade de manter o peso depois de uma dieta rigorosa demais. Pelo fato de terem ficado sem comer diversos tipos de alimentos por vários meses, a tendência é de “descontar” tudo depois, ou seja, comer grande quantidades de todo tipo de comida, causando o efeito sanfona. Dietas restritivas demais até emagrecem, mas não de forma saudável, como em uma reeducação alimentar, por exemplo. 

 

Você está de dieta, as pessoas não! 

Quando fazemos dieta, principalmente aquelas rigorosas demais, podemos acabar desanimando em poucas semanas. Isso porque não encontramos nenhum tipo de incentivo. Mas vale salientar que, quem está fazendo dieta é você e não as outras pessoas. Por isso, muita gente que começa a fazer dieta desanima em menos de um mês. 

 

Afinal de contas, quase ninguém está disposto a passar o tempo inteiro só comendo folhas de alface e tomando água, que é o cardápio típico das dietas restritivas. Por isso, a maioria das pessoas que passam por dietas rigorosas encontra dificuldades de manter o peso, já que a privação alimentar foi enorme, o que não é recomendado. Aí o efeito sanfona chega com força total. 

 

Frequentar um spa é uma escolha inteligente

Agora, para você evitar o efeito sanfona, uma opção sensata e eficaz é se hospedar em um spa de referência. Nesse local, você terá acesso a um programa completo de emagrecimento que oferece uma alimentação balanceada e atividades físicas regulares, além de uma agradabilíssima socialização com outros hóspedes. 

 

Você vai estar inserido em um ambiente em que todas as pessoas têm o mesmo objetivo que o seu, o que faz o processo de emagrecimento ser mais fácil. Em um spa, toda a perda de peso é gradativa e acompanhada por médicos e nutricionistas altamente experientes e renomados. Sem mencionar o fato de que o ambiente de um spa é extremamente cativante. Em um bom spa não existe o efeito sanfona. Pode acreditar! 

 

Venha para o Rosa Spa

O Rosa Spa – Engenho do Corpo foi pensado exclusivamente para você. Desde 1998, ajudamos milhares de pessoas a viverem experiências únicas e iniciarem uma nova etapa em suas vidas, baseada na saúde e no bem-estar. O Rosa Spa oferece um dos programas de emagrecimento mais completos do Brasil. 

 

O Rosa Spa oferece serviços opcionais como ozonioterapia, serviços estéticos, biomagnetismo, reike, ventosaterapia e diversas outras terapias, além de te ensinar diversos hábitos saudáveis que vão deixar sua saúde física e mental cada vez melhor. Contamos com uma equipe multidisciplinar, oferecemos 14 mil metros quadrados para que você tenha um amplo espaço com muita área verde para aproveitar a sua hospedagem ao máximo. 

 

Uma confortável hospedagem, 06 refeições balanceadas, chás calmantes e aceleradores do metabolismo, acompanhamento médico semanal e serviços de enfermagem diariamente, dentre outros atrativos, estão te aguardando. Além disso, você terá o acompanhamento de perto de um nutricionista, personal trainer em horário integral para acompanhar os exercícios na academia e piscinas e acesso a um grupo de meditação guiada semanalmente, pois além do corpo, devemos cuidar da mente também. Tudo isso tem um único objetivo: oferecer mais bem-estar e qualidade de vida para as pessoas. 






Buscar no blog

Compartilhar

FAÇA SEU ORÇAMENTO PERSONALIZADO

O Rosa Spa é o maior spa do Centro-Oeste e estamos de portas abertas para te receber!  Preencha seus dados ao lado e um de nossos consultores entrará em contato para tirar suas dúvidas e criar um programa personalizado para você.
 

Ligue para nós:
+55 (62) 3237-9900
+55 (62) 99628-2722