Dicas de Saúde Como usar o relógio biológico para perder peso


Não restam dúvidas de que o processo de perda de peso é algo estritamente individual, já que cada organismo tem suas peculiaridades. Mas você sabia que é possível usar o seu relógio biológico a favor do emagrecimento saudável? É verdade. Preparamos esse post que vai te mostrar como isso pode acontecer, através de dicas valiosas, como também explicar a rotina do SPA. Confere aí.

Relógio biológico: o seu aliado na perda de peso

O organismo humano possui um relógio biológico interno que regula todas as funções fisiológicas e comportamentais. A grande questão é que pode-se tirar uma boa vantagem do ritmo do corpo, já que existe um limite de espaço, ao longo das 24 horas, para que sejam consumidos determinados alimentos ou praticados exercícios físicos aeróbicos. Por isso, siga as dicas abaixo à risca:

6 h às 8 h

Esse é considerado o horário ideal para acordar, já que os níveis de cortisol estão em alta no organismo, o que vai te deixar em estado de alerta. No desjejum, prefira carboidratos complexos, como massas integrais, já que são ricos em fibras, que dão mais saciedade.

Nesse horário, recomenda-se consumir baixa quantidade de gordura saturada e proteína. Essa combinação libera serotonina gradualmente, que é o hormônio do bom humor e bem-estar, além de auxiliar no controle do apetite.

9 h às 10 h

Excelente hora para suar a camisa, já que acontece uma maior liberação de adrenalina e de testosterona, o que auxiliam na síntese muscular. E opções para malhar não faltam: corrida, caminhada, natação, hidroginástica, ciclismo ou qualquer outra atividade que promova um alto gasto calórico. 


Vale lembrar que a duração de cada atividade deve ser de 40 a 60 minutos, em um ritmo moderado. Além disso, você deve se exercitar de três a cinco vezes por semana. O seu relógio biológico pode te ajudar a perder peso numa boa, se seguir nossos conselhos. 


10 h às 12 h

Por incrível que pareça, essa é uma boa hora para realizar atividades intelectuais, já que a nossa mente está mais receptiva para o aprendizado e para desempenhar tarefas mais complexas relacionadas ao trabalho, por exemplo. 

Isso tem um motivo: durante os exercícios, acontece um considerável aumento da oxigenação cerebral. Mas é fundamental respeitar esses horários para que o seu corpo trabalhe conforme a programação do seu relógio biológico. 

12 h às 13 h

Hora do almoço. Recomenda-se o consumo de carboidratos complexos, um tipo de proteína de fonte animal ou vegetal, além de legumes cozidos. Mesmo que você esteja com aquela baita fome, evite comer demais e procure mastigar devagar

Vale lembrar que os alimentos devem ter fácil digestão, já que nas duas primeiras horas da tarde acontece a liberação de uma maior quantidade de serotonina e o aumento do fluxo sanguíneo no sistema digestivo. Por isso, é normal sentir sono logo após almoçar. Um pequeno cochilo de 20 minutos pode fazer bem. 


15 h às 16 h


Esse horário é considerado propício para fazer um pequeno intervalo nas tarefas do dia (trabalho ou estudo), já que ocorre um considerável decréscimo em nosso rendimento intelectual ou cognitivo. Bate aquele cansaço mental. 

Em contrapartida, malhar nesse horário costuma ser positivo, já que existe uma maior eficiência na função muscular e cardíaca, além de uma coordenação motora mais eficiente. Caso decida praticar atividades físicas, uma boa pedida é consumir um copo de iogurte desnatado e um sanduíche natural cerca de uma hora antes de pegar pesado na academia. Está vendo como é possível emagrecer usando o nosso relógio biológico? 

18 h às 20 h


Melhor horário para jantar, inclusive horário que seguimos aqui no Rosa SPA, pois o objetivo é que o corpo entre em um jejum de 12 horas, o que é comprovado cientificamente como uma ótima alternativa para regulação intestinal, redução dos processos inflamatórios, diminuir a produção de insulina. Benefícios para a qualidade de vida e também para o emagrecimento. Recomenda-se evitar alimentos que tenham uma digestão mais demorada, como carnes vermelhas, guloseimas com grandes quantidades de gordura, doces, biscoitos e massas brancas em geral. 

Essa categoria de alimentos provoca picos de insulina no sangue e prejudicam bastante a produção de melatonina, que é o hormônio responsável pela indução do sono. A produção dela em nosso organismo se inicia por volta das 20-21 horas. Por isso, é natural que os bocejos comecem neste horário ou um pouco mais tarde. 
Também é recomendado que você já inicie o seu período de descanso, ato muito importante para o corpo e para o ciclo circadiano (nosso relógio biológico), para que todas as cadeias metabólicas possam se reestruturar e normalizar. Por isso nossa programação noturna é voltada para o descanso, inteiramente. 

22 h às 6 h


Segundo os especialistas em saúde, esse horário é considerado ideal para que se tenha um sono de qualidade, já que os picos de melatonina ocorrem entre 23 h e 2 h da madrugada. 
Por isso, se for possível, procure ir para cama sempre por volta das 22 horas, todos os dias, inclusive nos finais de semana. O seu relógio biológico agradece e você emagrece naturalmente. Faça o teste e comprove! 
Como indicação de leitura para se aprofundar nesse assunto, deixamos o livro “Mude seus horários, mude sua vida” - Dr. Suhas Kshirsagar. 

Venha para o Rosa Spa e fique em paz com a balançaO Rosa Spa – Engenho do Corpo foi pensado exclusivamente para você. Desde 1998, ajudamos milhares de pessoas a viverem experiências únicas e iniciarem uma nova etapa em suas vidas, baseada na saúde e no bem-estar. O Rosa Spa oferece um dos programas de emagrecimento mais completos do Brasil. 
Contamos com uma equipe multidisciplinar, oferecemos 14 mil metros quadrados para que você tenha um amplo espaço com muita área verde para aproveitar a sua hospedagem ao máximo. Tudo isso tem um único objetivo: oferecer mais bem-estar e qualidade de vida para as pessoas. Você vai se socializar com outras pessoas que têm o mesmo objetivo que o seu. E isso é ótimo para se manter o foco. 
Além de te ensinar diversos hábitos saudáveis que vão deixar sua saúde física e mental cada vez melhor, no Rosa Spa você tem acesso a um grupo de meditação guiada semanalmente, diversas terapias, programa de atividades físicas, acompanhamento médico semanal, enfermagem, alimentação balanceada, dentre vários outros atrativos imperdíveis. Sua saúde física e mental vão agradecer. Pode acreditar! 





Buscar no blog

Compartilhar

FAÇA SEU ORÇAMENTO PERSONALIZADO

O Rosa Spa é o maior spa do Centro-Oeste e estamos de portas abertas para te receber!  Preencha seus dados ao lado e um de nossos consultores entrará em contato para tirar suas dúvidas e criar um programa personalizado para você.
 

Ligue para nós:
+55 (62) 3237-9900
+55 (62) 99628-2722