Dicas de Saúde Atividade Física Pós COVID


Atividade física é permitida para quem já teve COVID-19

Por mais estranho que possa parecer, a atividade física pode ser feita por quem já teve COVID-19, segundo os médicos. Se você já se infectou com o novo coronavírus, mas permaneceu assintomático ou se curou com o tratamento disponível, pode se exercitar normalmente. 

Exercícios físicos sempre fazem bem para a nossa saúde e evitam diversas doenças, principalmente as relacionadas ao coração. Vale ressaltar que, se você já teve COVID, o mais sensato a se fazer é realizar sua atividade física com uma certa distância das outras pessoas, pois você ainda pode transmitir a doença, caso faça exercícios em grupo. 

O risco de contágio para quem está ao seu redor, seja na praça ou na academia, ainda é bastante alto. O seu organismo criou anticorpos de defesa, mas nem todas as pessoas têm uma boa imunidade. Atenção especial quanto a isso e bora suar a camisa!

 

Exercite-se com cautela

Se você teve COVID-19, mas se curou, fazer atividade física com toda cautela possível é o mais recomendado. Isso porque o seu organismo ainda pode estar fragilizado por causa dessa doença. Por isso, tenha cuidado na hora de malhar e não force a barra em nenhum momento.

Qualquer tipo de exagero da sua parte pode não ser tão benéfico quanto você imagina. Em caso de atividades físicas aeróbicas como corrida, caminhada, natação ou ciclismo, preste atenção em sua respiração e evite ficar ofegante demais durante a prática do exercício.

A grande questão é que, os seus pulmões e até outros órgãos podem ter sido afetados pelo coronavírus, e fazê-los funcionar a todo vapor não é o mais indicado, pelo menos no início. Faça atividade física, mas tenha cautela!


Exames são aconselhados

Outro fator importante para quem teve COVID-19 e quer voltar a praticar atividade física, é fazer alguns exames. Mas antes de mais nada, é necessário fazer uma avaliação clínica completa com um médico especialista, pois somente ele é quem pode indicar o exercício mais indicado para seu caso.

Nada de sair por aí correndo como um maratonista, combinado? Exames como um teste de esforço na esteira e uma espirometria, que mede como está o seu fôlego, também chamado de Prova de Função Pulmonar, devem ser feitos antes de começar a fazer qualquer tipo de atividade física.

Saber como anda o seu coração, o comportamento da pressão arterial durante o esforço físico, bem como a sua capacidade pulmonar, pode ser de grande valia. Não ignore essa dica!


Acompanhamento de um personal trainer é bem-vindo

Depois da liberação médica para fazer atividade física e com os exames absolutamente normais, que tal contar com a ajuda de um personal trainer para te acompanhar nos treinos diários? 

Essa pode ser uma excelente solução para quem está inseguro (a) de começar a se exercitar novamente sozinho (a) e precisa de um profissional experiente por perto. Esse é o tipo de investimento que vale muito a pena.

O personal trainer vai elaborar uma série de exercícios que sejam compatíveis com a sua idade, condição física e estado de saúde, depois da COVID-19. Por isso, para que você não cometa nenhum tipo de exagero, seja por causa da empolgação de voltar aos treinos, seja porque se curou da doença, a ajuda de um instrutor pode ser de grande valia.


Comece sempre devagar

Antes de começar a fazer atividade física no período pós COVID, recomendamos que você não exagere na intensidade dos seus exercícios. Vale ressaltar que o equilíbrio é uma das receitas para uma boa saúde.

Pelo menos no início, pegue mais leve no seu treino, até o seu organismo se acostumar. Mesmo que esteja bem disposto (a), tome cuidado e jamais force a barra consigo mesmo (a). Nas primeiras semanas, que tal começar com uma caminhada pela manhã ao invés de correr? Você também pode pedalar com os amigos de forma moderada ou até apostar em uma prazerosa dança de salão.

O mais importante é que você comece sempre devagar e no seu ritmo. Depois que o seu corpo já estiver acostumado, você pode ir aumentando a intensidade da atividade física aos poucos. Mas só não vale exagerar. Afinal, com saúde não podemos brincar, certo?


Venha para o Rosa Spa e tenha mais qualidade de vida 

O Rosa Spa é a sua melhor opção para emagrecer com segurança. Há mais de 20 anos ajudando pessoas a mudarem de vida, o Rosa Spa – Engenho do Corpo foi planejado e estruturado para que você possa viver experiências únicas e melhorar sua autoestima. O maior spa do Centro-Oeste foi projetado a fim de proporcionar um tratamento completo com acompanhamento médico, nutricional, psicológico, exercícios físicos e tratamentos estéticos durante a hospedagem.

Nossos chalés dispõe de todos os elementos necessários para que você tenha uma excelente e confortável estadia. Para que sua imersão de emagrecimento seja a mais completa possível, nossa área conta ainda com piscinas, restaurante, jardins, academia, sala de jogos e muito mais. Estamos localizados no coração do Brasil, em Aparecida de Goiânia, em um espaço de 14 mil m2.

Além do amplo espaço, contamos também com uma ampla equipe multiprofissional, formada por nutricionistas, médico, enfermeira, personal trainers, profissionais da área da gastronomia e estética. Além de nossos programas de emagrecimento exclusivos, oferecemos ainda diversos serviços de terapias e consultas avulsas, voltadas para a promoção do seu bem-estar, para que você encontre tudo o que você precisa em um único local.

Sabemos das dificuldades de se fazer uma dieta em casa, sem acompanhamento e sem o incentivo necessário. Por isso, o Rosa Spa é ideal para você. Conheça nossos programas e venha emagrecer com a tranquilidade, o conforto e a segurança que só o Rosa Spa – Engenho do Corpo oferece. Recupere sua autoestima e sinta-se bem com o seu corpo. Estamos te aguardando para que você possa mudar de vida conosco.

 



Buscar no blog

Compartilhar

FAÇA SEU ORÇAMENTO PERSONALIZADO

O Rosa Spa é o maior spa do Centro-Oeste e estamos de portas abertas para te receber!  Preencha seus dados ao lado e um de nossos consultores entrará em contato para tirar suas dúvidas e criar um programa personalizado para você.
 

Ligue para nós:
+55 (62) 3237-9900
+55 (62) 99628-2722