Dicas de Saúde As consequências da obesidade infantil


As consequências da obesidade infantil 

 

Crianças com excesso de peso são cada vez mais comuns em todo o mundo. Aquele lindo bebê rechonchudo e fofinho pode estar obeso sem os pais se darem conta do problema. A obesidade infantil traz consequências drásticas para a saúde dos pequenos. Por isso, elaboramos esse post que vai te mostrar os principais impactos negativos que ela pode causar na saúde das crianças. Vamos conferir quais são? 

 

Obesidade infantil: uma doença que precisa ser combatida

O excesso de peso em crianças e adolescentes está longe de ser considerado saudável. Por mais que muitos pais negligenciem tal fato, os quilos a mais nos filhos podem representar graves problemas de saúde ainda na infância. As causas da obesidade infantil são: hábitos alimentares pouco saudáveis, herança genética, desmame precoce e inatividade física. 

 

Para saber se o seu filho foi acometido pela obesidade infantil, é preciso calcular o IMC (índice de massa corporal) dele, dividindo o peso pela altura. Em casos de dúvidas, o pediatra pode fazer uma avaliação mais precisa. O fato é que a obesidade é uma doença crônica que precisa ser evitada a todo custo. Segundo os médicos, a obesidade infantil dobra as chances da criança ter excesso de peso na idade adulta.

 

Consequências da obesidade infantil

Essa condição pode gerar algumas consequências sérias para a saúde dos pequenos. Conheça as principais: 

 

Colesterol alto

Crianças que consomem regularmente alimentos calóricos, gordurosos e com baixo índice nutricional, tendem a ter os níveis de colesterol mais elevados. Dessa forma, se o seu filho se empanturra de guloseimas fritas, não abre mão do hambúrguer no lanche da tarde ou da pizza na hora do jantar, é melhor mudar essa rotina o mais depressa possível. Comida rica em gordura saturada não é saudável para ninguém. 

 

Hipertensão

Uma outra consequência grave da obesidade infantil é a hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta. O excesso de peso faz o coração se esforçar mais para bombear sangue para o restante do corpo. E o colesterol acumulado nas artérias dificulta a passagem do sangue através delas, elevando a pressão arterial. Por isso, se você não quiser que o seu pequeno se torne um hipertenso ainda na infância, não seja negligente com os seus hábitos de consumo. 

 

Doenças cardíacas precoces

Seguindo a mesma linha de raciocínio acima, a pressão alta causada pela obesidade infantil pode levar ao desenvolvimento de doenças do coração precoces em crianças com excesso de peso. A principal delas é a insuficiência cardíaca, que é provocada pelo esforço excessivo do coração para bombear o sangue pelas artérias. Por isso, é melhor evitar que o sobrepeso faça parte da vida do seu pimpolho. 

 

Diabetes

O consumo de alimentos ricos em açúcar e carboidratos feitos com farinha branca, como pão, pizzas, biscoitos, massas em geral, também podem levar as crianças a desenvolverem diabetes, que é uma das consequências da obesidade infantil. Não que os pequenos não possam tomar um sorvete de vez em quando ou saborear os docinhos da festa da escola. A questão é que o exagero não deve acontecer, ou seja, doce todo dia nem pensar! 

 

Problemas no ossos e articulações

Os vários quilos a mais provocados pela obesidade infantil também levam a criança a desenvolver problemas precoce nos ossos e nas articulações. O excesso de peso acaba sobrecarregando a ossatura do pequeno, em especial, a dos membros inferiores, que ainda está em formação. E isso se traduz em dores frequentes e menos disposição para brincar, correr e fazer outras atividades que demandam esforço físico. Criança acima do peso ideal nunca é o mais recomendado. 

 

Alergias e outros problemas de pele

A obesidade infantil também acarreta outro problema grave nas crianças que foram acometidas por ela: alergias por causa do calor, infecções causadas por fungos, coceiras, irritações e presença de acnes na pele do rosto. É bastante comum crianças com excesso de peso apresentarem problemas dermatológicos. Pode até não parecer, mas a pele dos pequenos também sofre com os quilos a mais presentes no organismo. 

 

Distúrbios respiratórios

Uma outra grave consequência da obesidade infantil são os distúrbios respiratórios. Crianças com excesso de peso tendem a roncar mais, apresentam dificuldades de respirar pelo nariz, se cansam mais facilmente, podem ter apneia do sono, dentre outros. A questão é que se a criança não perder peso, todos os problemas de saúde citados podem se estender até a idade adulta, o que não é bem-vindo.

 

Maior tendência à obesidade na vida adulta

Por fim, mas não menos importante, a obesidade infantil também leva a uma maior tendência à obesidade na fase adulta. Ou seja, crianças com excesso de peso têm grandes chances de se tornarem adultos obesos. E isso significa que elas ficarão bem mais suscetíveis a diversos tipos de doenças durante toda a vida. Em suma, se o seu filho é um comilão nato, é melhor orientá-lo sobre as desagradáveis consequências de ser um glutão. 

 

Venha para o Rosa Spa

O Rosa Spa – Engenho do Corpo foi pensado exclusivamente para você. Desde 1998, ajudamos milhares de pessoas a viverem experiências únicas e iniciarem uma nova etapa em suas vidas, baseada na saúde e no bem-estar. O Rosa Spa oferece um dos programas de emagrecimento mais completos do Brasil. 



O Rosa Spa conta com uma equipe multidisciplinar, oferecemos 14 mil metros quadrados para que você tenha um amplo espaço com muita área verde para aproveitar a sua hospedagem ao máximo. Além de se hospedar, oferecemos também alguns serviços opcionais como ozonioterapia, massagens, biomagnetismo, reike, ventosaterapia e diversas outras terapias, além de te ensinar diversos hábitos saudáveis que vão deixar sua saúde física e mental cada vez melhor. Tudo isso tem um único objetivo: oferecer mais bem-estar e qualidade de vida para todos.  

 

Uma confortável hospedagem, 06 refeições balanceadas, chás calmantes e aceleradores do metabolismo, acompanhamento médico semanal e serviços de enfermagem diariamente, dentre outros atrativos, estão te aguardando. Além disso, você terá o acompanhamento de perto de um nutricionista, personal trainer em horário integral para acompanhar os exercícios na academia e piscinas e acesso a um grupo de meditação guiada semanalmente, pois além do corpo, devemos cuidar da mente também. 

 






Buscar no blog

Compartilhar

FAÇA SEU ORÇAMENTO PERSONALIZADO

O Rosa Spa é o maior spa do Centro-Oeste e estamos de portas abertas para te receber!  Preencha seus dados ao lado e um de nossos consultores entrará em contato para tirar suas dúvidas e criar um programa personalizado para você.
 

Ligue para nós:
+55 (62) 3237-9900
+55 (62) 99628-2722