Dicas de Saúde Alimentos que podem ser os aliados na perda de peso


Perder peso é o principal objetivo de milhares de pessoas e a alimentação costuma ter relação direta com o emagrecimento. Na maioria das vezes, o acúmulo de gordura vem da ingestão de carboidratos simples, presentes em pães, massas, doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas, trazendo diversos problemas de saúde.

Mas você sabia que é possível emagrecer comendo? Alguns alimentos para emagrecer contribuem significativamente para a perda de peso e devem ser consumidos por quem está de dieta. Esse artigo vai trazer alguns alimentos que você sempre deve ter em casa.

Frutas vermelhas

As frutinhas vermelho-arroxeadas como framboesa, amora, morango, cereja, jabuticaba, melancia e uva roxa são poderosas aliadas para perder peso e um dos alimentos para emagrecer mais saudáveis que existem.

Existem, nas cascas dessas frutas, substâncias poderosas com ação antioxidante, que mantém o sistema circulatório eficiente, melhorando a irrigação dos tecidos e ajudando na queima de gordura corporal. É recomendado o consumo de uma ou duas xícaras por dia desses alimentos e sem adição de açúcar.

Iogurtes com probióticos

Esse é um dos alimentos para emagrecer mais importantes. Alguns microrganismos, conhecidos como lactobacilos, produzem um tipo de gordura que é benéfica ao organismo. Além disso, esse tipo de alimento tem como função básica equilibrar toda a flora intestinal.

As bactérias presentes na flora intestinal de pessoas com obesidade são muito diferentes das de pessoas com peso adequado. O maior problema é que a absorção inadequada de gorduras no intestino, que ocorre nas pessoas com flora comprometida, está relacionada ao ganho de peso.

Os probióticos também beneficiam o funcionamento do intestino, reduzindo os gases e melhorando o intestino preso. Por isso, consumir iogurtes com essa substância é fundamental para se perder peso.

Peixes e frutos do mar

A inflamação das células adiposas é um dos principais responsáveis pelo ganho de peso. Peixes e frutos do mar, por serem ricos em ômega 3, ajudam a desinflamar tais células, o que contribui para a perda de peso.

Além disso, esses alimentos também aceleram a transformação da glicose em energia, impedindo que ela seja estocada sob a forma de gordura. A inclusão desses alimentos no cardápio pode ser feita pelo menos três vezes por semana. Uma boa dica é comer esses alimentos para emagrecer sempre grelhados ou assados.

Alimentos integrais

Os alimentos integrais são ricos em fibras, que são importantes aliadas no processo de emagrecimento. Consumir fibras com cerca de 2 litros de água por dia, ajuda a melhorar o trânsito intestinal e todo o funcionamento do organismo.

Além disso, alimentos ricos em fibras tendem a ter um índice glicêmico mais baixo. As fibras desaceleram a absorção da glicose dos alimentos pelo organismo, evitando picos de glicemia e do hormônio insulina, responsável por levar o açúcar para as células.

Os carboidratos com menor índice glicêmico e que devem ser consumidos por quem está na luta contra a balança são: batata doce, mandioquinha, arroz integral e chia, dentre outros.

Chá verde

Mais um dos alimentos para emagrecer que devem sempre estar presente em casa. Além de atuar no sistema nervoso central acelerando o metabolismo e aumentando a temperatura corporal, algumas substâncias presentes no café, chá verde, chá preto, chá mate e chocolate aumentam a mobilização de gorduras estocadas, ajudando a perder peso.

Você pode tomar uma xícara de chá depois de 1 hora que acabar de almoçar ou jantar. Tome cuidado para não consumi-lo antes de dormir, pois pode atrapalhar o sono. Se você for hipertenso, evite essas substâncias, pois elas aumentam a pressão arterial.

Óleos funcionais

Os óleos funcionais atuam no metabolismo das gorduras, aumentando a quebra dos ácidos graxos para produção de energia e, consequentemente, diminuindo as reservas de gordura.

Por exemplo, o óleo de cártamo e o óleo de coco agem também na aceleração do metabolismo, o que contribui para uma perda de peso saudável. Vale ressaltar que atividades físicas feitas de forma constante aliadas a uma dieta equilibrada é a chave para o emagrecimento.

Gengibre

O gengibre é um dos alimentos para emagrecer considerados mais eficazes na perda de peso. Esse termogênico ajuda a acelerar o metabolismo e aumentar a queima de gordura, sendo um excelente aliado na perda de peso.

O gengibre tem funções antioxidantes, antifúngicas, anti-inflamatórias e inibe a agregação das plaquetas evitando o aparecimento da trombose. A quantidade indicada de consumo de gengibre são duas fatias pequenas por dia. Isto é o suficiente para se ter o efeito termogênico.

Chá de hibisco

O chá de hibisco é capaz de reduzir o processo em que as células amadurecem e se tornam capazes de acumular gordura, ou seja, é um excelente aliado para perder peso de forma natural e saudável.

Esse famoso chá, tem uma poderosa ação antioxidante que contribui massivamente para reduzir o depósito de gordura, principalmente na região abdominal. O ideal é seja consumido de 1 a 2 xícaras de chá por dia.

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