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Dicas de Saúde A dificuldade em emagrecer pode vir do açúcar escondido em alguns alimentos


     O consumo exagerado de açúcar está diretamente ligado ao surgimento de doenças no nosso corpo.  Isso porque o ingrediente em excesso no organismo pode causar moléstias como diabetes, problemas cardiovasculares e obesidade. 

     Mesmo para quem faz questão se se manter longe dele, existem as armadilhas. Por exemplo, você decide fazer em casa um hambúrguer saudável, com pão integral, carne magra e salada. Aparentemente, nada de açúcar nessa refeição, certo? Tome cuidado! Se você não ficar atento aos rótulos, pode comprar um pão integral que a base dele é o açúcar. Para quem ama adicionar ketchup em tudo que come, lá vai mais um pouco desse ingrediente que faz mal para a saúde.

     Nada comparado aos refrigerantes, sucos de caixinha, chocolates, bolos, entre outras guloseimas. Mas vai juntando um pouco aqui, outro lá e mais acolá, e no final do dia você passou fácil a quantidade recomendada pela OMS. E se o seu objetivo é emagrecer, você se auto sabotou sem querer.

MAS POR QUE USAR AÇÚCAR EM TUDO?

Os itens ultraprocessados levam esse ingrediente em sua composição para aumentar o prazo de validade, encorpar o produto, melhorar a aparência e principalmente para intensificar o sabor. Neste sabor que nosso corpo se acostuma a consumir este tipo de alimento. 

E o pior: nosso paladar está tão acostumado com este item, que sente falta quando ele não está presente nos alimentos. 

Fora isso, em alguns produtos, o açúcar vem com outro nome no rótulo. Bem para enganar mesmo. Ele pode vir disfarçado nos rótulos com o nome de glicose, glicose, sacarose, lactose, amido modificado, melado, xarope, maltose, concentrado de frutas, néctar, frutose, dextrose, xarope de milho, malte e de glicose.

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CARBOIDRATOS TAMBÉM SE TRANSFORMAM EM AÇÚCAR

O consumo de açúcar está relacionado ao prazer que ele proporciona ao nosso organismo. Conforme a nutricionista Cyntia Nery, do Rosa Spa, quando ingerimos algo doce, áreas do nosso cérebro que são relacionadas à recompensa são ativadas. “Quando ingerimos açúcar, são ativadas áreas do nosso cérebro que proporcionam prazer. O açúcar quando ingerido aumenta a produção de serotonina, proporcionando a sensação de bem-estar”, explica a profissional. 

No entanto, vale ressaltar que a produção de serotonina é pequena. Muitas vezes a pessoa come o carboidrato e gosta muito. Como a produção é pouca, ela começa a ingerir mais carboidrato para se sentir mais bem-estar. Veja o que diz a nutri, “o alimento até pode ser gostoso, mas ele não deve ser uma fonte de prazer para o corpo, mas sim uma fonte de nutrientes”, pontua Cyntia.

Ela sempre ensina nossos hóspedes que têm como objetivo perder peso: “não adoce o café e nem o chá. Além disso, na hora de beber sucos de fruta, deixe-os adoçados somente com o açúcar natural da fruta. Prefira utilizar açúcar em casos excepcionais”, orienta.

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BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS INTEGRAIS

Carboidratos com baixos índices glicêmicos demoram a serem digeridos e absorvidos pelo organismo. Desta forma, não fornecem glicose de forma instantânea para as células e ainda possibilitam saciedade por um período maior.

Sem contar que são ricos em fibras, vitaminas e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo. Ainda segundo a profissional, uma dieta rica em verduras, legumes, frutas, hortaliças e alimentos integrais contribui para a redução das chances de diabetes, infartos, acúmulo de gordura localizada e ainda equilibra a flora intestinal.

TIPOS DE AÇÚCARES

Existem inúmeras categorias de açúcares. Uns mais saudáveis, outros nem tanto. Por isso, pedimos auxílio da nutricionista do Rosa Spa para explicar sobre cada um deles e no final ela contou qual o tipo de adoçante ela indica. Não deixe de ler!

Branco refinado

Essa é a pior opção que você pode escolher, pois trata-se de um produto que passa por inúmeros processos químicos capazes de retirarem todos os nutrientes.

Cristal

Bastante utilizado pelos brasileiros, este é o sabor tradicional do açúcar. Menos refinado do que o branco. Portanto, torna-se menos nocivo à saúde.

Demerara

Contêm alguns nutrientes como, por exemplo, ferro e cálcio. Possui o sabor semelhante ao do açúcar cristal, mas com a cor amarronzada.

Mascavo

Passa por mínimos processos, preservando assim os mesmos nutrientes da matéria prima. No entanto, em menor quantidade.

Orgânico

Esta classificação diz respeito ao plantio da matéria prima. Na maioria dos casos, a cana é plantada sem fertilizantes químicos. Entretanto, é importante destacar que este tipo de açúcar pode passar por diversos graus de refinamento.

Açúcar de coco

Menos processado do que o açúcar refinado e tem um índice glicêmico baixo. Para quem não gosta nem um pouco de coco, pode não gostar desse tipo de açúcar, pois ele tem um leve sabor da fruta.

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QUAL A MELHOR OPÇÃO PARA ADOÇAR ALIMENTOS? 

Agora, a Cyntia vai dar sua opinião profissional. Leia! “Xilitol e stevia são os adoçantes que mais indico para os meus pacientes. Por serem naturais e não oferecerem riscos à saúde, trazendo ainda muitos benefícios”, revela. 

Xilitol é um adoçante natural encontrado nas fibras de muitos vegetais e frutas como milho e ameixa. Tem poder doce igual da sacarose, mas sendo 40% menos calórico e cheio de benesses para o nosso corpo. 

Tem absorção lenta na mucosa intestinal, não alterando bruscamente as concentrações de glicose no sangue e tendo seu metabolismo independente de insulina.  Não é fermentada pelas bactérias da boca, auxilia na prevenção de cáries, limita proliferação de bactérias na flora bucal.  

O único alerta da profissional é em relação ao consumo em excesso: “acima de 50g ele tem efeito laxativo”, conclui.  

Enquanto stevia vem do extrato de folhas de stevia (Stevia rebaudiana Bertoni), que é composto por esteviosídeo que confere seu poder adoçante e não possui calorias.

Cynthia explica que esta é uma fonte natural e consegue ser bem metabolizada pelo corpo. “Não possui contraindicações e pode ser usado por adultos, gestantes, crianças e idosos. Recomendo, mas atenção na hora da compra para os rótulos. Escolha sempre o que estiver só stevia ou misturado com sucralose”, revela.

AÇÚCAR NO ROSA SPA

Aqui no Rosa Spa, estimulamos os hóspedes a não adoçarem os produtos, pois na verdade precisamos comer o alimento, pelo gosto natural que ele tem.

Segundo a nutri, quando adicionamos açúcar ou adoçante, pode ser que cause dependência. “Não é que não pode comer algo adoçado, mas a melhor opção é dar prioridade aquilo que é natural”, conclui.

Segundo a nutri, quando adicionamos açúcar ou adoçante, pode ser que cause dependência. “Não é que não pode comer algo adoçado, mas a melhor opção é dar prioridade aquilo que é natural”, conclui.


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