O que oferecemos

Plano Alimentar Individualizado

Uma nutrição adequada pode prevenir doenças e tornar a vida mais saudável! Uma alimentação balanceada pode diminuir o estresse, melhorar o humor, e facilitar o controle do peso, além de prevenir contra as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). A nutrição em níveis corretos pode aprimorar os rendimentos físicos e conservar a saúde. Pessoas bem alimentadas são mais resistentes às infecções, pois os nutrientes podem melhorar a função imunológica. 

Lembrando que nenhum alimento sozinho possui todos os nutrientes necessários para a manutenção da boa saúde, por isso é fundamental ter uma alimentação variada.
Para isso devemos consultar com o profissional de nutrição que é capaz de elaborar um plano alimentar e nutricional individualizado, pois cada individuo é único e possui suas diferentes características.


Sendo a avaliação do estado nutricional a base para se definir a melhor conduta dietética a ser adotada para cada pessoa. Pois é fundamental para identificar aqueles pacientes sob risco nutricional. Inicialmente, deve-se buscar na história clínica as informações a cerca do diagnóstico e intercorrências clínicas, que podem afetar o estado nutricional do paciente ou serem consequências dele. Em seguida, buscam-se evidências objetivas deste estado nutricional (antropometria, avaliação clínica e dados bioquímicos), além das intervenções terapêuticas com interações nutricionais e, finalmente, a descrição do padrão alimentar ou o tipo de dieta que o paciente está ingerindo no momento da avaliação.


Outros aspectos relacionados que deverão ser verificados incluem:

  • Capacidade física para ingestão de alimentos;
  • História dietética anterior ou modificações realizadas;
  • Mudanças ponderais recentes;
  • Intolerâncias alimentares;
  • Possível interação droga-nutriente;
  • Presença de transtornos alimentares


Outras alterações, como dispepsia, constipação intestinal, etc. Ao se seguir esses passos tem-se um plano individualizado, capaz de fornecer uma alimentação nutricionalmente equilibrada e de acordo com as necessidades individuais, que pode prevenir ou retardar as doenças relacionadas à alimentação.


Ao elaborar o plano alimentar são definidas metas, e essas metas são monitoradas frequentemente para saber se os objetivos estão sendo alcançados ou não. Caso os objetivos não estejam sendo alcançados deve-se então elaborar um plano alimentar diferente com diferentes estratégias. Caso o objetivo esteja sendo alcançado o plano alimentar é mantido.


Ao seguir um plano alimentar elaborado pela nutricionista você certifica-se de que esse plano é adequado para você. Mas ao seguir as chamadas “dietas da moda” a saúde do seu corpo pode ser colocada em risco, pois o nosso organismo necessita de uma gama complexa de nutrientes para manter-se saudável e mesmo quando se quer emagrecer (ou principalmente por isso), é imprescindível que se respeite as necessidades do corpo. Uma boa variedade de alimentos (nas devidas proporções, é claro) ajudam a acelerar o processo de perda de peso. E dietas que excluem algum tipo de nutriente, pecam pela falta de equilíbrio nutricional. 


Com isso a pessoa pode sentir indisposição, tonturas, desaceleração do metabolismo, entre outras coisas. A falta de carboidratos, por exemplo, é muito perigosa. Esse nutriente é um dos maiores responsáveis pela produção de seretonina (hormônio da saciedade). Assim, sua falta provoca compulsão alimentar e aumento da ansiedade, o que dificulta ainda mais o processo de emagrecimento.


Essas dietas, apesar de proporcionarem um emagrecimento a curto prazo por restrição de calorias, ou de algum macronutriente especifico elas dificilmente podem ser mantidas por um longo período de tempo. É aí que está o grande problema: não há uma reeducação alimentar. E sem a mudança de comportamento que a reeducação proporciona fatalmente a pessoa recuperará o peso perdido podendo, inclusive, ganhar ainda mais.


É necessário a conscientização de que o emagrecimento acontece com mudanças de hábitos alimentares e de comportamento e que somente com uma avaliação nutricional completa e um acompanhamento por um profissional especializado, o processo de emagrecer e principalmente manter-se magro será saudável e bem sucedido.

No Rosa SPA quando você voltar para casa, oferecemos este serviço opcional, assim você pode dar continuidade no processo de reeducação alimentar. 


Clique aqui e converse com nossa equipe pelo Whatsapp.

FAÇA SEU ORÇAMENTO PERSONALIZADO

O Rosa Spa é o maior spa do Centro-Oeste e estamos de portas abertas para te receber!  Preencha seus dados ao lado e um de nossos consultores entrará em contato para tirar suas dúvidas e criar um programa personalizado para você.
 

Ligue para nós:
(62) 3237−9900
+55 (62) 99628-2722