Medida Certa Obesidade infantil


A obesidade infantil ocorre quando uma criança está acima do peso normal para sua idade e estatura. De acordo com o IBGE, atualmente uma em cada três crianças no Brasil está com sobrepeso ou obesidade.
Os quilos a mais podem causar complicações para as crianças até a sua vida adulta, como doenças como diabetes, hipertensão e colesterol, além da baixa autoestima e depressão. 


Fatores de risco


Diversos fatores podem causar obesidade infantil. Entre as mais comuns estão fatores genéticos, má alimentação (rica em alimentos industrializados e fast food), sedentarismo, fatores psicológicos (como estresse e depressão) ou uma combinação desses fatores. Além disso, a obesidade em crianças também pode ser decorrente de alguma condição médica, como doenças hormonais ou uso de medicamentos a base de corticoides. 


obesidade-infantil-37523.jpg

Como prevenir?


Prevenção é a palavra chave para evitar a obesidade. Aqui vão algumas dicas recomendadas por médicos e nutricionistas para que você se previna contra esse mal e tenha uma vida sempre saudável:

  • Seguir uma alimentação balanceada, rica em frutas, legumes e verduras.
  • Respeitar os horários das refeições e não beliscar guloseimas entre um intervalo e outro.
  • Evitar alimentos gordurosos, como doces, frituras e refrigerantes
  • Praticar atividades físicas, sejam esportes no colégio ou academia, desde que seja orientado por um profissional. Caminhar é a melhor pedida, pois qualquer pessoa pode
  • Beba bastante água, pelo menos 2 litros por dia. A água é importantíssima no bom desempenho das funções do organismo. Principalmente para quem pratica atividades físicas, pois mantém o corpo sempre hidratado. 
obesidade-infantil-101071815.jpg

Ajuda médica


Não hesite em recorrer à ajuda médica e responder claramente as perguntas feitas, para ajudar seu filho.
Especialistas que podem diagnosticar e tratar obesidade infantil são:

  • Pediatra
  • Endocrinologista
  • Nutrólogo
  • Nutricionista 
  • Psicoólogo

Tratamento


O tratamento da obesidade é multidisciplinar. Não existe nenhum tratamento farmacológico em longo prazo que não envolva mudança de estilo de vida.
Os tratamentos começam pela mudança de hábitos alimentares e prática de atividade física, em alguns casos com medicamento e, para casos severos, a cirurgia bariátrica. 

obesidade-infantil-16151590.jpg

A obesidade é um problema grave e deve ser encarado com cuidado. Se você está ou conhece alguém que esteja acima do peso, procure ajuda médica. Quanto mais cedo for tratado, maiores são as chances de cura. Mas não se esqueça que o mais importante é estarmos de bem com nós mesmos. Ter um corpo legal depende do equilíbrio emocional e uma mente consciente! 

 



Buscar no blog

Compartilhar

FAÇA SEU ORÇAMENTO PERSONALIZADO

O Rosa Spa é o maior spa do Centro-Oeste e estamos de portas abertas para te receber!  Preencha seus dados ao lado e um de nossos consultores entrará em contato para tirar suas dúvidas e criar um programa personalizado para você.
 

Ligue para nós:
+55 (62) 3237-9900
+55 (62) 99628-2722