Categorias

Dicas de Saúde Nossa nutricionista explica como consumir o chocolate na Páscoa sem sair da dieta


É possível comer chocolate sem sair da dieta? Esperamos que sim, né? Vamos ver o que a nutri Cyntia Nery tem a dizer. Veja o que ela respondeu às nossas dúvidas (que com certeza são as suas também!): 

EU POSSO COMER CHOCOLATE SEM ENGORDAR?

     Vai depender da qualidade desse produto e da quantidade que vai ingerir. Quando eu falo em qualidade, estou me referindo aos benefícios que este alimento vai trazer para a saúde. Por isso, é preciso buscar um chocolate que tenha a parte nutritiva em maior percentual.Hoje, existem chocolates com 70%, 80% e até 100% de cacau, que é o princípio nutritivo do chocolate. Esse cacau tem fitoquímicos e compostos bioativos que ajudam nosso corpo a trabalhar de uma forma positiva. Além disso eles têm menos leite, gordura e açúcar.

posso-comer-chocolate-todo-dia-1948131.jpg

QUANTO POR DIA?

     Vai depender muito do objetivo do paciente. Por isso, a quantidade é definida no consultório. O profissional sempre está atento às necessidades do paciente. Tem pessoas que gostam tanto, que não conseguem consumir o alimento de acordo com a sua necessidade, tornando-se uma compulsão. Nesse cenário, é essencial a avaliação de um profissional capacitado para indicar a melhor forma de consumo.

SE FOR AMARGO EU POSSO COMER À VONTADE?

     Antes de comprar é muito importante ler o rótulo. O primeiro ingrediente que está no rótulo, é o que existe em maior concentração. Na hora de comprar um chocolate, procure um que tenha acima de 70% de cacau. Nos demais ingredientes, escolha um que tenha adoçante ao invés de açúcar. De acordo com os objetivos do paciente, será possível fazer a escolha certa.

chocolate-amargo-601958.jpg

O CHOCOLATE CABE EM QUALQUER DIETA?

     Se a pessoa tiver um percentual de gordura adequado, composição corporal normal e massa muscular resistente, o chocolate pode entrar no dia a dia em uma quantidade pequena sem trazer prejuízos.Lembrando que esse chocolate tem um percentual maior de cacau. Portanto, é um produto mais próximo do natural.

chocolate-e-dieta-13315115.jpeg

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO CHOCOLATE? E OS MALEFÍCIOS?

     O cacau contém cromo, magnésio, manganês, cobre, cálcio e ferro que vão ajudar no melhor desempenho da atividade física e garantir mais cognição. Além disso, é rico em compostos bioativos que são antioxidantes e minimizam os danos que a atividade física traz para a massa muscular.Ele oferece malefícios quando não tem cacau em maior quantidade.

     Tem muito chocolate que é feito ao leite, tem mais açúcar e possui gorduras ruins. Na maioria dos casos, as pessoas não têm maturidade e acabam ingerindo grandes quantidades desse alimento.Se a pessoa que consome não tiver uma alimentação adequada, um balanço energético positivo e uma saúde favorável, esse excesso pode gerar o acúmulo de gordura, trazendo doenças com o passar do tempo. 

VERDADE QUE O CHOCOLATE BRANCO É O MAIS CALÓRICO?

     O chocolate branco é composto basicamente por gordura, açúcar e leite. Esses são alimentos prazerosos na hora de comer, mas são ingredientes que podem favorecer processos inflamatórios e acúmulo de gordura.Por isso, é importante tomar muito cuidado. Já que é um alimento que não traz benefícios para a saúde.

     Caso a pessoa goste de chocolate branco, ela pode ingerir uma pequena quantidade de forma esporádica. Depois de consumir, pode tomar bastante água e chás para combater o processo inflamatório que esse produto trará.

VERDADE QUE O CHOCOLATE AJUDA NO DESEMPENHO NA ACADEMIA? NO PRÉ-TREINO

     Como já disse, o cacau contém cromo, magnésio, manganês, cobre, cálcio e ferro que vão ajudar no melhor desempenho da atividade física, garante mais cognição na hora do exercício. Mas existem outros alimentos que vão garantir um treino mais eficiente como a cafeína, palatinose e creatina. Sendo assim, o cacau seria mais interessante como pós-treino, pois ele é rico em compostos bioativos que são antioxidantes, vai ajudar a minimizar os danos que a atividade física traz para a massa muscular.

RECEITAS

Não é novidade para ninguém que amamos uma receitinha fitness, Né? Por isso, hoje, trouxemos não só uma, mas duas receitas com chocolate exclusivas aqui do Rosa Spa. O intuito é sempre se deliciar, com moderação, claro. Dá print, faz em casa e conta o resultado aqui nos comentários.

TRUFA DE CACAU FIT

Ingredientes:

1 e ½ colher de sopa de iogurte desnatado;

5 colheres de sopa de leite em pó desnatado;

4 colheres de sopa de cacau em pó;

2 colheres de café de óleo de coco;

1 colher de chá rasa de chia;Adoçante a gosto

Modo de preparo: Misture bem os ingredientes com o garfo até o ponto de enrolar. Enrole no formato de bolinha e passe cacau em pó. Deixe na geladeira por 20 minutos. Depois é só se experimentar.

MOUSSE DE CHOCOLATE COM CHIA E ABACATE

Ingredientes:

2 abacates;

1/3 de xícara de mel;

1/3 de xícara de cacau em pó;

½ colher de chá de semente de chia.

Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até virar uma mousse. Despeje em um recipiente e leve à geladeira por 30 minutos.

 

Gostou dessas dicas? O que achou das receitas? Comente aqui para sabermos sua opinião. Caso tenha algum tema que gostaria de ler aqui no blog, conte para a gente!



Buscar no blog

Compartilhar

FAÇA SEU ORÇAMENTO PERSONALIZADO

O Rosa Spa é o maior spa do Centro-Oeste e estamos de portas abertas para te receber!  Preencha seus dados ao lado e um de nossos consultores entrará em contato para tirar suas dúvidas e criar um programa personalizado para você.
 

Ligue para nós:
+55 (62) 3237-9900
+55 (62) 99628-2722