Dicas de Saúde Especialista dá dicas de como emagrecer de forma saudável


     Os medicamentos que têm como objetivo a perda de peso podem ser a forma mais rápida de conquistar os resultados na balança, mas será que vale a pena conviver com seus efeitos colaterais? Irritação, tristeza, desânimo e até depressão, são alguns deles. Além disso, é muito comum o caso de pessoas que engordam ainda mais após o tratamento, afinal, continuam comendo errado. E ainda casos de pacientes que desenvolvem problemas na tireoide, pois certos medicamentos desregulam o organismo.

EXCEÇÕES

É claro que existem casos em que esses medicamentos são necessários, mas eles devem ser muito bem analisados e acompanhados por um profissional.Para saber detalhadamente quais são os riscos dessas drogas, falamos com a nutróloga do Rosa Spa, Luzineide de Sousa, para tirarmos todas as dúvidas. Acompanhe:

PALAVRA DO ESPECIALISTA

QUAIS SÃO OS TIPOS DE REMÉDIOS QUE EXISTEM PARA EMAGRECER? 

Em primeiro lugar, preciso dizer que o melhor tratamento para a obesidade é feito com mudança no estilo de vida e prática regular de exercícios físicos. Entretanto, quando estas ações não estão surtindo o efeito desejado, seja por doenças ou alterações físicas, existem opções de remédios para ajudar a reduzir o apetite e a compulsão alimentar que podem ajudar neste processo e são eles:

- INIBIDORES DO APETITE

- REDUTORES DA ABSORÇÃO DO TRATO GASTROINTESTINAL

- TERMOGÊNICOS

Também existem medicamentos usados no tratamento de outras doenças que podem ajudar a combater a obesidade, como os antidepressivos. A alguns exemplos são a Fluoxetina, Sertralina e Bupropiona.Estes medicamentos só podem ser utilizados com a estrita orientação médica, de preferência com experiência no uso destes medicamentos, devido à quantidade de efeitos colaterais. 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ELES?

A diferença está na ação dos medicamentos. Inibidores do apetite aumentam a saciedade e diminuem a fome, o que reduz o consumo de calorias ao longo do dia, através do aumento de neurotransmissores como norepinefrina, serotonina e dopamina. Os redutores inibem algumas enzimas do estômago e do intestino, o que bloqueia a digestão e a absorção de parte da gordura dos alimentos.Os termogênicos proporcionam maior gasto energético ao longo do dia.

É POSSÍVEL UTILIZÁ-LOS DE FORMA SEGURA?

Sim, desde que com acompanhamento. QUANDO ELES DEVEM SER USADOS?Eles são indicados quando a pessoa tem o índice de massa corpórea muito elevado:

IMC superior a 30kg/m2;

IMC superior a 27kg/m2, com outras doenças relacionadas, como diabetes, colesterol elevado e pressão alta;

Pessoas com qualquer tipo de obesidade que não conseguem emagrecer com dieta e exercícios.O tratamento com remédios deve ser orientado para pessoas que estão envolvidas em um programa de mudança de estilo de vida, com orientação dietética e prática de atividades, pois, do contrário, não terá um efeito satisfatório.

QUAIS SÃO OS EFEITOS COLATERAIS DESSES MEDICAMENTOS?

Os efeitos colaterais variam de paciente para paciente, mas em geral tem os gastrointestinal como náusea, vómitos, boca seca, diarreia, gases mal cheirosas. E os vasculares como aumento dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, os neurológicos como dor de cabeça, insônia, irritabilidade, entre outros.

ESSES REMÉDIOS POSSUEM CONTRAINDICAÇÃO?

Sim, o médico deve avaliar o paciente para saber se está indicado medicação.

PODEM CAUSAR DEPENDÊNCIA?

Deve ser avaliado caso a caso e com uma boa indicação e tempo de tratamento adequado, não chega a causar dependência.

QUAIS SÃO OS PERIGOS DESSES MEDICAMENTOS PARA A NOSSA SAÚDE?

Todo medicamento tem riscos e benefícios. Vale pensar qual o risco que a obesidade traz para a saúde e avaliar os riscos benefícios do medicamento. Quando o medicamento tem uma boa indicação e o paciente está sendo acompanhado, os benefícios são maiores que os malefícios.

QUAL A MELHOR SAÍDA PARA PERDER PESO DE FORMA SAUDÁVEL E EQUILIBRADA?

A melhor forma para perder peso de forma saudável e equilibrada é deixando o organismo em harmonia para que ele possa trabalhar a nosso favor na perda de peso e para tanto devemos:

EQUILIBRAR OS NUTRIENTES E HORMÔNIOS

- Fazer um check-up anual para identificar as deficiências e logo modulá-las;

- Buscar sempre controlar o estresse;

- Ter uma boa qualidade de sono e entrar no sono REM (no qual produzimos mais serotonina, testosterona, hormônio do crescimento, controle do cortisol e repomos nossa energia);

- Ter uma atenção especial com o trato gastrointestinal que é um órgão importante para o controle de peso, visto que faz a digestão e absorção dos alimentos e ainda produz mais serotonina que nosso próprio cérebro e a serotonina é conhecida como o hormônio do prazer;

- Ter uma alimentação saudável e fazer prática de atividade física regular.

Tudo isso você encontra aqui no Rosa Spa. Aqui, temos profissionais capacitados 24 horas por dia para atender as necessidades dos hóspedes. Caso queira conhecer alguns de nossos pacotes, basta falar com o nosso setor comercial, clicando aqui: https://goo.gl/k2XX7z



Buscar no blog

Compartilhar

FAÇA SEU ORÇAMENTO PERSONALIZADO

O Rosa Spa é o maior spa do Centro-Oeste e estamos de portas abertas para te receber!  Preencha seus dados ao lado e um de nossos consultores entrará em contato para tirar suas dúvidas e criar um programa personalizado para você.
 

Ligue para nós:
+55 (62) 3237-9900
+55 (62) 99628-2722