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Dicas de Saúde 07 dicas para se livrar da compulsão alimentar e finalmente conseguir emagrecer


A compulsão pode ser um obstáculo para o emagrecimento
A compulsão pode ser um obstáculo para o emagrecimento

     

Nossa nutricionista explica passo a passo como afastar a compulsão alimentar, uma grande inimiga para quem quer emagrecer. E ressalta que o estado emocional também conta muito nesse processo

 

Antes de falar sobre as dicas nutricionais para controlar a compulsão, a nutricionista Cyntia Nery achou importante abordar o tema estado emocional x alimentação. “A tristeza, ansiedade, agitação e impaciência interferem nas escolhas dos alimentos. Podem ser gatilhos para buscar na comida a resposta para aliviar esses sentimentos”.

Ela conta que, desta forma, muitas vezes se escolhe o que vai comer somente como fonte de prazer e não como fonte de nutrientes para alimentar o corpo. O risco disso é desenvolver um transtorno como a compulsão alimentar.

Então, sua dica número um é: “busque prazer um outras coisas. Seja em um hobby, um esporte, uma dança, uma amizade...desvie a atenção da comida. Isso traz muitos benefícios à sua vida”, ensina a nutri.

Feito isso, aqui vão as demais dicas para fugir da compulsão e conseguir perder peso:


MASTIGAÇÃO

     Ela é fundamental nesse processo! Por que? Vamos explicar. Existem hormônios (colecistoquinina, grelina, peptídeo YY) envolvidos na sinalização da saciedade. Eles é que avisam seu cérebro de que você está satisfeito. Estes, para serem liberados levam certo tempo. “Então mastigue bem, aproveite para sentir o gosto e a textura dos alimentos”.

     Da garganta para baixo não sentimos mais sabor, então o melhor é aproveitar a mastigação para apreciar e sentir mais prazer em se alimentar.


REGULAÇÃO DA FLORA INTESTINAL

     Outro fator importante é modular a flora bacteriana. É possível fazer isso com o uso de probióticos, suplementação que pode ser prescrita por um nutricionista.

     Essas bactérias probióticas existentes no trato gastrointestinal intestinal são responsáveis em grande parte pela produção de serotonina, um neurotransmissor que atua no cérebro e que quando se encontra em baixa, pode levar ao mau humor, dificuldade para dormir e vontade de comer o tempo todo.


ELEVAÇÃO DA SERATONINA

     Outra forma de aumentar a serotonina, é consumir alimentos ricos em triptofanos, como a banana, cereais integrais, e chocolate a 70%.


XÔ CARBOIDRATOS SIMPLES

     Elimine os carboidratos simples, como açúcar, farinhas brancas, controle o índice glicêmico da sua alimentação e escolha aqueles de menor índice.


ALIMENTOS DO BEM

     Escolha alimentos fontes de magnésio, gorduras boas e se necessário, faça suplementação de um bom ômega 3. Use alimentos integrais, valorize os de verde escuro e garanta uma variedade de frutas, verduras e folhas como forma de fornecer vitaminas, sais minerais e fibras.


CHÁS FUNCIONAM

     Use diariamente os chás, que são ricos em fitoquímicos, pelo menos 400 ml por dia. 

 

Para finalizar, não se esqueça de fazer uma boa hidratação, durma cedo e pratique atividade física. Seguindo esses passos simples não há compulsão que vá impedir você de chegar no peso desejado.

 



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