Medida Certa Cirurgia bariátrica: saiba tudo sobre ela


A obesidade é uma doença grave, porém têm várias graduações e cada uma delas precisa de um tratamento específico. Para pessoas que já atingiram a Obesidade Severa e a Super Obesidade, com IMC superior a 40 e 50, respectivamente, o tratamento pode incluir a cirurgia bariátrica.

Em muitos casos essa é a única solução para um emagrecimento duradouro. Esse é um procedimento bastante delicado e requer diversos cuidados antes e depois da intervenção.

Apenas uma avaliação médica poderá indicar a necessidade ou não da cirurgia bariátrica. Nesse artigo você poderá tirar as suas dúvidas do que é esse procedimento, também chamado de redução de estômago e como se preparar para ele.

Como funciona a cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica, conhecida popularmente como redução de estômago, é indicada para a diminuição do peso em pacientes com obesidade mórbida, diabetes e hipertensão.

Como o próprio nome diz, o estômago do paciente é reduzido 70%. O emagrecimento é inevitável por causa da pouquíssima ingestão de alimentos. Existem diferentes métodos para fazer esta cirurgia e ela pode ser realizada em pacientes que não conseguem emagrecer com outros tipos de tratamentos.

Depois da cirurgia, é necessário seguir uma dieta rigorosa e praticar atividades físicas constantes para favorecer a perda de peso e o bom funcionamento do organismo. É possível emagrecer com a redução de estômago, desde que o paciente faça sua parte!

Indicação depende do IMC

Não basta apenas ter sobrepeso para ser candidato a fazer uma cirurgia bariátrica. Para se submeter a uma redução de estômago, o paciente deve ter Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40, que é considerada obesidade mórbida.

Dependendo do caso, pacientes que tiverem IMC entre 35 e 40 e que tenham alguma doença causada ou agravada pela obesidade também podem fazer o procedimento.

Antes da cirurgia é preciso emagrecer

Você sabia que antes de fazer a cirurgia bariátrica é preciso perder peso? Pessoas que tem IMC acima de 60 são consideradas super obesas. Nestes casos, é essencial que o indivíduo comece a perder peso após a primeira consulta com o cirurgião bariátrico. Somente depois que o IMC é reduzido é possível realizar a intervenção.

Dependendo do IMC, a cirurgia de redução de estômago pode ser um grande risco para a vida do paciente. Por isso, é necessário chegar a um peso ideal para que o procedimento seja feito com segurança. Nessa fase, a pessoa é submetida a uma rigorosa dieta até alcançar o peso desejado.

Foi o que aconteceu aqui no Rosa Spa com o Matheus Ribeiro. Ele precisava perder 46 kg antes de realizar sua cirurgia, pois apresentava Super Obesidade. Em três meses de tratamento, ele conseguiu perder 47 kg e pôde fazer sua cirurgia de forma segura.

Dieta e pós-operatório

A primeira etapa após a cirurgia bariátrica dura cerca de 2 semanas e é marcada por uma dieta a base de líquidos. Você pode consumir água de coco, isotônicos, sucos e chás.

Depois desse período, já é possível ingerir alimentos leves como sopas. Alimentos sólidos somente entram no cardápio após o primeiro mês de recuperação, pois o estômago ainda está muito sensível.

O paciente, depois de operado, deve diminuir as porções de alimentos para o resto da vida. Geralmente, não é aconselhável ingerir mais de 200 gramas de alimentos por vez, pois o paciente pode sentir náuseas e desconforto estomacal.

Prós e contras da redução de estômago

Tomar essa decisão nem sempre é fácil para os pacientes. Todo o processo começa bem antes da sala de cirurgia e exige acompanhamento constante. A principal vantagem são os vários quilos a menos.

Dependendo do caso, alguns pacientes chegam a perder de 30 a 40 quilos em um intervenção cirúrgica como essa. Depois do quilos perdidos, a pessoa tem mais saúde e disposição, além de uma melhora da autoestima.

Mas como tudo na vida tem seu preço, a cirurgia bariátrica também tem suas desvantagens. A operação pode causar problemas como refluxo, anemia e o paciente tem grandes chances de transferir a compulsão por comida para outro vício, como o álcool.

Como o paciente vai comer bem menos do que comia antes, ele pode ter deficiência de vitaminas, principalmente as mulheres. É preciso ter uma dieta balanceada e fazer atividades aeróbicas constantes para manter a saúde em dia e não engordar novamente.

Em suma, toda a cirurgia envolve riscos e precisa da colaboração do paciente. No caso da redução de estômago, é preciso ter muita disciplina para que os resultados sejam satisfatórios e o paciente tenha mais qualidade de vida.

Conte com o Rosa Spa

O Rosa Spa é um dos maiores do Brasil no segmento de emagrecimento e atende crianças e adultos de todas as regiões do país.

Oferece infraestrutura bem equipada e pensada para proporcionar as melhores experiências. O Spa ainda conta com uma equipe profissional altamente qualificada em nutrição, gastronomia, estética, orientação física, recreação, terapias, massagens e saúde em geral.

O Rosa Spa é a opção ideal para quem busca equilibrar o corpo e a mente com muito charme e qualidade. O tratamento imersivo no Rosa Spa, oferece corpo clínico completo, cardápio personalizado e exercícios físicos com acompanhamento profissional.

Caso Matheus Ribeiro

Matheus Ribeiro, paciente do Rosa Spa, precisava perder 46 kg antes da cirurgia. Perdeu 47 kg em três meses. Segundo o médico Oscar Barroso, que encaminhou o Matheus para o Rosa Spa, a estadia do jovem foi fundamental para que ele pudesse ser operado.

Ainda de acordo com o médico, não seria possível levar o paciente para a cirurgia com o peso que ele estava, pois o risco era muito grande. Barroso disse que o Spa foi a melhor forma de Matheus ter perdido todo aquele peso.

Ele enfatiza ainda que se não tivesse a colaboração do Rosa Spa e toda a integração dos profissionais para ajudá-lo a alcançar esse objetivo, a cirurgia não seria possível. 



Buscar no blog

Compartilhar

FAÇA SEU ORÇAMENTO PERSONALIZADO

O Rosa Spa é o maior spa do Centro-Oeste e estamos de portas abertas para te receber!  Preencha seus dados ao lado e um de nossos consultores entrará em contato para tirar suas dúvidas e criar um programa personalizado para você.
 

Ligue para nós:
+55 (62) 3237-9900
+55 (62) 99628-2722